O “Um bilhão que se ergue” (One billion rising) ou V-Day, é um movimento ativista global, realizado anualmente no dia 14 de fevereiro, para acabar com a violência contra mulheres e meninas, inspirado pela autora, dramaturga e ativista Eve Ensler, que relata ter sido fisicamente e sexualmente abusada por seu pai quando era uma criança.
Uma pesquisa aponta que, no mundo há 07 bilhões de pessoas, sendo que metade são mulheres. Uma em cada três mulheres no planeta vai ser estuprada ou espancada em sua vida, ou seja, um bilhão de mulheres. Um bilhão de mulheres violadas é uma atrocidade. Um bilhão de mulheres dançando é uma revolução.
Um bilhão que se ergue é: Um ataque global. Um convite para uma dança revolucionária. Uma chamada para homens e mulheres que se recusam a participar da cultura de estupro. Um ato de solidariedade, demonstrando a indignação e a força das mulheres de todo o mundo. A recusa em aceitar a violência contra mulheres e meninas. É o nascimento de um novo tempo, uma nova forma de pensar e ser.
Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, acesse os links abaixo:
Evento em SP no Facebook:
https://www.facebook.com/events/327408447363797Vídeo oficial (em inglês) da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=gl2AO-7VlzkSite oficial (em inglês):
http://www.onebillionrising.org/Blog do evento no Brasil:
http://umbilhaoqueseergue.blogspot.com.br/O evento em Curitiba:
http://www.facebook.com/events/470467949650273/?ref=ts&fref=tsO evento em Recife:
http://www.facebook.com/events/301083603326894/