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Tributo aos 40 anos da Cisne Negro, H.U.L.D.A volta para duas apresentações no Teatro Sérgio Cardoso

Cisne Negro Cia de Dança - H.U.L.D.A.
Foto: Fantine Lima Moraes/Divulgação

Em plena atividade como diretora artística e fundadora da Cisne Negro Cia de Dança, Hulda Bittencourt – “alma da Cisne Negro”, para o diretor Jorge Takla – formou centenas de bailarinos, apoiou a criação de 42 espetáculos pela sua companhia e administra, ao lado das filhas Dany e Giselle Bittencourt, a companhia de dança e o Estúdio Ballet Cisne Negro, em funcionamento há quase 60 anos.

Depois de bem-sucedida temporada de estreia, o espetáculo H.U.L.D.A volta para duas apresentações nos dias 27 e 28 de maio, sábado às 21h e domingo às 18h, no Teatro Sérgio Cardoso. Em comemoração aos 40 anos da Cisne Negro Cia de Dança e homenageando sua criadora, o espetáculo tem direção de Jorge Takla, um dos maiores diretores de espetáculos musicais em atividade no Brasil.

Há 40 anos a bailarina e coreógrafa Hulda Bittencourt recebia na sua escola de dança vários estudantes de Educação Física da USP, interessados em ter aulas de balé com uma das pupilas de Maria Olenewa, bailarina russa que inaugurou as primeiras turmas profissionalizadas de balé clássico no Brasil. Sem nunca ter trabalhado como professora de homens antes, a bailarina aceitou a empreitada. A partir daí, começou a longeva trajetória da Cisne Negro Cia de Dança.

Para celebrar as quatro décadas, o Cisne Negro trouxe para perto de si profissionais relevantes no cenário da dança brasileira, com forte identidade com o grupo. Na direção coreográfica e interpretação compõe a equipe a coreógrafa Dany Bittencourt, diretora artística da Cisne Negro; Rui Moreira, coreógrafo que dançou na Cisne Negro e no Grupo Corpo; e Daniela Severian, maitre e ex-primeira bailarina da Ópera de Wiesbaden. Completam o elenco de criativos o músico André Mehmari, que aos 39 anos tem 22 discos lançados e é compositor da trilha sonora de 3%, primeira série brasileira financiada pela Netflix; o figurinista Fábio Namatame, parceiro constante do Cisne e Nicolàs Boni, cenógrafo de grandes produções de teatro e ópera no Brasil.

A narrativa de H.U.L.D.A é inspirada em relatos da trajetória da criadora da Cisne Negro e seus principais bailarinos. Como aponta o diretor Jorge Takla, trata-se de um espetáculo sobre a alma da Cisne Negro, que é a dona Hulda e tudo que ela representa para a companhia em si e para a história da dança brasileira.

Com título tirado das letras do nome de Hulda Bittencourt, o espetáculo é formatado em cinco blocos: H representa horizonte. Neste quadro, Jorge Takla explora a luta e a perseverança de Hulda em prol de realizar seus sonhos. U, de união, retrata a realização de Hulda ao criar a academia de dança Cisne Negro e as parcerias que garantiram o sucesso da instituição, como a do marido Edmundo Bittencourt e de suas filhas, Dany e Giselle. L materializa a liberdade que Hulda se permitiu para conduzir a companhia, inaugurada com muitos homens e com escolhas ecléticas de repertório. D de dança é a pluralidade da Cisne Negro, que não favorece apenas um estilo, mas as diversas manifestações de dança que existem. O encerramento se dá com o A que simboliza o amor e devoção de Hulda pela arte.

“Hulda representa a diversidade de estilos, a força e a luta da mulher conquistadora em uma companhia de dança – que por si só já sofre preconceito em um país machista”, diz o diretor Jorge Takla. Jorge conta que começou os ensaios colhendo depoimentos dos bailarinos que fazem parte da companhia atualmente. A partir da pergunta “O que significa a Hulda para você?”, começaram a ser colecionados movimentos, sentimentos e histórias que se transformam em elementos cênicos nas mãos dos criativos envolvidos com a obra. “É um privilégio ter uma vocação e depois realizá-la”, comenta Takla sobre o amor de Hulda à dança, a quem chama de “musa e cabeça do Cisne”.

Com o entusiasmo e a vitalidade de quem faz o que gosta na vida, a homenageada, que todos chamam carinhosamente de dona Hulda, não se furta a lembrar do começo, da difícil situação econômica e da resistência da família. “Para comprar uma sapatilha minha mãe tinha de tirar o dinheiro do arroz com feijão. De repente fui parar na Escola de Dança Maria Olenewa”, fala, citando a principal incubadora de dançarinos clássicos no Brasil.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral, Roteiro e Concepção Cênica: Jorge Takla.
Trilha Sonora Original: André Mehmari.
Coreografia: Dany Bittencourt e Rui Moreira.
Cenografia: Nicolas Boni.
Figurinos: Fábio Namatame.
Design Gráfico e Comunicação Visual: Paulo Humberto.
Participação especial: Daniela Severian (ex-primeira bailarina da Ópera de Wiesbaden).
Elenco da Cisne Negro Cia de Dança: André Santana, César Dias Cirqueira, Clarissa Braga, Edson Artur, Felipe Silva, Giovanna Perez, Isabel Lima, Isabelle Dantas, Leonardo Silveira, Luiza Ginez, Mariana Paschoal, Murilo Nunes, Renato Lima, Willian Gásparo.
Direção Artística: Hulda Bittencourt / Dany Bittencourt

SERVIÇO

H.U.L.D.A.
Cisne Negro Cia de Dança
Dias 27 e 28 de maio de 2017
Sábado, às 21h e domingo, às 18h
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP
Ingresso: R$ 20,00 e R$ 40,00
Vendas on-line: Ingresso Rápido
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre.

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