Toda aquela dança – Centro Cultural São Paulo realiza evento especial para a semana da dança
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança é comemorado no dia 29 de abril. O Centro Cultural São Paulo preparou uma programação em comemoração a Toda aquela dança.
Trata-se de olhar e refletir sobre uma parte importante da história da dança paulista realizada no Centro Cultural São Paulo. Rever esse caminho através da coleção de dança do Arquivo Multi-meios e da participação de criadores, cujas trajetórias se fundem com a trajetória do próprio Centro Cultural.
24 de abril das 19h30 as 22h
Público alvo: estudantes e artistas da dança e interessados em geral.
Número de vagas: 40 pessoas.
Dança e Memória com Christine Greiner
Christine Greiner é professora livre-docente em Comunicação e Artes pela PUC-SP, pesquisadora e escritora.
O objetivo é pensar coletivamente como a dança lida com a memória a partir de 3 perspectivas: quando se refere explicitamente a uma obra, a um treinamento ou ao legado de um artista, quando explicita a memória do (próprio) corpo; e quando testa o que se tem chamado de reenactement de questões, imagens e movimentos que insistem.
Depoimento e apresentação com Eduardo Fukushima
Eduardo Fukushima é coreógrafo, dançarino e professor formado em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP.
Em 2017, Fukushima foi convidado pelo Centro Cultural São Paulo para criar uma homenagem em dança para Denilto Gomes, importante dançarino paulista que faleceu nos anos 90. A apresentação vem para compartilhar o processo de criação de Oxóssi para/com Denilto Gomes, o encontro desses dois artistas de gerações diferentes, assim como o encontro de Fukushima com o acervo multimeios do CCSP, onde realizou a pesquisa. A partir do vídeo Oxóssi de Denilto Gomes, Fukushima cria sua própria representação de Oxóssi. Nessa noite assistiremos um trecho desse trabalho.
25 de abril das 19h30 as 22h
Público alvo: estudantes e artistas da dança e interessados em geral.
Número de vagas: 40 pessoas.
Apresentação da coleção de Dança do Arquivo Multimeios do CCSP
O Arquivo Multimeios do CCSP apresenta ao público a coleção de dança do acervo apresentado pelas pesquisadoras Cristina Coelho, Marta Paolicchi e Renata Xavier. Revistar a história desde o contexto inicial quando o acervo foi criado pelo IDART – Departamento de Informações e Documentações Artísticas até a apresentação das coleções atuais, por meio de imagens fotográficas, slides, assim como livros e programas. No foyer do Centro Cultural São Paulo o público poderá usufruir de imagens, especialmente selecionadas, exibidas em televisões até ser conduzido para a sala onde acontecerá o encontro.
Depoimento e apresentação com Sandro Borelli
Coreógrafo, professor, iluminador , fundador e diretor artístico da Cia Carne Agonizante/SP. É o atual presidente a Cooperativa Paulista de Dança. O premiado artista cuja carreira foi, em grande medida, construída no CCSP, apresentará um trecho da coreografia BALADA DA VIRGEM – TREPANDO COM DEUS, inspirado na figura de Joana D’Arc. O espetáculo se alimenta da força física, espiritual e das contradições políticas e religiosas contidas na personalidade dessa mulher. As dores, angústias, perturbações e inabalável crença dela foram transformadas em forma de uma tensão física permanente. E, por meio da dança, o bailarino traz para a cena sua energia revolucionária movida pela fé em nome de uma causa. Nessa noite assistiremos um trecho desse trabalho.
26 de abril das 19h30 as 22h
Público alvo: estudantes e artistas da dança e interessados em geral.
Número de vagas: 40 pessoas.
Três gerações de dança com Célia Gouveia, Angela Nolf, Helena Bastos e Raul Rachou
Célia Gouveia com carreira sólida e premiada começa sua carreira com parcerias marcantes com Ruth Rachou e Renée Gumiel. Participou da primeira turma do Centro MUDRA de Maurice Béjart. Foi professora e/ou diretora de dezenas de artistas da dança.
Angela Nolf formada pela Escola de Dança de São Paulo é professora do Curso de Dança da UNICAMP.
Helena Bastos é bailarina, coreógrafa e professora na graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas/CAC da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atual coordenadora pedagógica do CAC e vice-diretora do TUSP.
Raul Rachou, intérprete, criador e professor entrevistará essas artistas referenciais para refletirmos juntos sobre a história da dança paulista nas décadas de 70 a 90.
Estas três artistas pertencem a três gerações distintas, mas que em comum têm uma trajetória profissional entrelaçada com a intensa programação de dança do Centro Cultural São Paulo deste período.
27 de abril das 17 às 19h30
Público alvo: estudantes de dança, arte e interessados em modos de criação.
Número de vagas: 25 pessoas.
Arqueologia do futuro, com Thelma Bonavita
Artista e coreógrafa. Seu trabalho autoral se dá pelo cruzamento entre coreógrafa, artes visuais e moda. Foi co-fundadora do estúdio Nova Dança, da Plataforma Desaba e do Como Clube. Atualmente vive e desenvolve trabalhos entre São Paulo e Berlim. A ação se inicia com uma visita-experimento ao arquivo de imagens de dança do CCSP. A partir de rastros da história serão projetadas danças no presente-futuro por meio de discussões e práticas corporais. A performance ou “coreografia do futuro” será elaborada por escrito, por colagem no papel ou por movimento corporal, gerando um estudo de possibilidades de futuras composições. Um jogo imaginativo entre contextos e imagens. Arqueologia do futuro é um exercício ou ferramenta que apropria-se da história ativamente com o objetivo de obter respostas compartilhadas a problemas atuais.
28 de abril das 14h30 às 19h
Público alvo: classe artística da dança e interessados em geral.
Número de vagas: 40 pessoas.
A Cooperativa Paulista de Dança promove pelo segundo ano consecutivo uma série de ações ao longo do mês de abril. As discussões com a classe de dança estarão concentradas no domingo, no CCSP.
Roda de Conversa 1 das 14h30 as 16h30: Cooperação Cultural como ato de resistência
Com: Sandro Borelli (Cooperativa Paulista de Dança); Rudifran Pompeu (Cooperativa Paulista de Teatro), Gal Martins (Fórum Permanente de Dança Contemporâneas – Corporalidades Plurais) e Helena Bastos (Movimento A Dança se Move).
Mediação: Michele Carolina (Artista, educadora e produtora. Membro do Conselho Administrativo da Cooperativa Paulista de Dança).
Roda de Conversa 2 das 17 as 19h: Modos de produção e criação cênica na atual conjuntura política e econômica
Com: Marcos Moraes (artista, docente, curador e produtor cultural); Yáskara Manzini (Doutora em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela UNICAMP, Especialista em Arte & Comunicação e Licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes); Anelise Mayumi (especializada em dança e produções artísticas e culturais. Realiza diversas ações artísticas e formativas junto ao grupo Fragmento Urbano na Zona Leste de SP) e Vanessa Macedo (dançarina, coreógrafa e diretora da Cia Fragmento de Dança é uma das gestoras do Casulo espaço de cultura e arte)
Mediação: Paula Salles (Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Licenciada em Dança pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas)
Essa atividade tem o apoio do CCSP através da curadoria de dança.
Crédito da foto: Ines Correa | Eduardo Fukushima em cena de Oxóssi
Serviço
Toda aquela dança
De 24 a 28 de abril de 2019
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala de ensaio 1
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP
Ingresso: Todas as atividades são gratuitas, sem necessidade de retirada de ingresso ou inscrição prévia.