Ícone do site Agenda de Dança

Temporada de estreia de Tangos Brasileiros termina hoje na Oficina Cultural Oswald de Andrade

“Tangos Brasileiros”, trabalho do grupo Danças Polifônicas, que reúne artistas em torno do resgate das raízes do tango no Brasil, forma musical q influenciou o aparecimento do choro e do samba, estreou esta semana em São Paulo, de 31 de maio a 3 de junho (quarta a sexta, 20h; sábado, 18h), na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Nesta milonga-ritual que se dá no diálogo entre dança, música, artes visuais e literatura – particularmente na reflexão poética de Jorge Luis Borges -, o esquecido tango brasileiro encontra o tango portenho tradicional, moderno de Astor Piazzolla e o tango contemporâneo.

Os tangos brasileiros, como os icônicos “Gaúcho”, de Chiquinha Gonzaga, e “Odeon”, de Ernesto Nazareth, deixaram aflorar uma característica essencialmente brasileira na miscigenação musical européia e africana. A pesquisa confere particular importância à beleza e elegância dessa poética, que percorre a topologia do imaginário brasileiro: o rural, a cidade e o terreiro. Nestes três lugares, a dança cria sua trajetória transfigurada.

Chiquinha Gonzaga, grande compositora que captou a essência da música de seu tempo e transcendeu-a para gerar o que seria a futura “música brasileira”, surge com o peso de suas experiências de vida, como reflexão sobre a condição feminina e o lugar da cultura na memória.

Sofia Tsirakis, que responde pela direção e coreografias do espetáculo, compartilha o palco com Talita Vinagre e Felipe Stocco. André Balboni é responsável pelos textos, roteiro e direção musical; direção de arte e cenografia ficam por conta de Alessandra Duarte com colaboração de Renata Cruz; Beatriz Rivato e Thany Sanches assinam o figurino. Produção de Iolanda Sinatra.

Contemplado pelo PROAC – apoio a Projetos de Artes Integradas, “Tangos Brasileiros” tem entrada gratuita.

SERVIÇO

Tangos Brasileiros
Grupo Danças Polifônicas
Dia 03 de junho de 2017
Sábado, às 18h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – sala 3
Rua Três Rios 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3222-2662
Classificação: livre
Duração: 50 min.
Lotação: 50 lugares

Sair da versão mobile