Teatro José Maria Santos recebe temporada de Ritual Invisível
É provável que alguns curitibanos acostumados a transitar pelo centro da cidade já tenham avistado por aí quatro bailarinos interagindo de forma inusitada com espaços públicos da capital paranaense durante os meses de julho e agosto. O Passeio Público, a Rua São Francisco e a Praça Santos Andrade já serviram de palco e cenário para esses artistas. Tais intervenções urbanas fazem parte do processo criativo do elenco de Ritual Invisível, um projeto da ABABTG (Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra) contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. A montagem estreia no Teatro José Maria Santos no dia 26 de agosto e vai até 4 de setembro.
A relação do homem com o seu eu mais instintivo e genuíno em contraponto aos comportamentos socialmente impostos que o afastam do que é essencialmente humano. Essa investigação está no centro da proposta de Ritual Invisível. “Por ser o meio urbano o lugar onde se manifesta claramente esse comportamento social, temos explorado a relação dos bailarinos com a organização urbanística de Curitiba como fonte de recursos de pesquisa. Fazemos isso por meio de exercícios de improviso que possibilitam a interação dos corpos com os mapas, os trajetos, a arquitetura e os transeuntes da cidade”, esclarece o coreógrafo, Airton Rodrigues, que teve como referência artística para o projeto o trabalho da alemã Pina Bausch.
O público curitibano, que já tem acompanhado parte deste trabalho pelas ruas e praças da cidade, poderá conferir o resultado final no Teatro José Maria Santos a partir do dia 26 de agosto. “Essa pesquisa e sua temporada em Curitiba só foi possível graças à premiação que o projeto recebeu da Funarte por meio do Klauss Vianna 2015. Como contrapartida, os ingressos terão preços populares e quatro apresentações gratuitas serão realizadas para estudantes da rede pública de ensino, além de um ensaio aberto que foi promovido no dia 18 de agosto”, explica a coordenadora geral do projeto e presidente da ABABTG, Simone Bönisch.
ABABTG
Fundada em 2007, a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra surgiu para fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado. Para tanto, tem desenvolvido projetos culturais que promovam ações de formação, atualização, divulgação e fomento da dança, em suas diversas linguagens. A formação de público e o apoio à gestão de carreira de seus associados bailarinos, ex-bailarinos e apoiadores do Balé Teatro Guaíra também estão entre os compromissos da ABABTG. Formalizada como uma agremiação artística e cultural de caráter civil e personalidade jurídica e recentemente qualificada como Organização Social, a Associação tem demonstrado uma atividade intensa desde a sua fundação. Entre os seus principais eventos está a Mostra Paranaense de Dança, realizada anualmente em diferentes cidades do Estado para incentivar e valorizar bailarinos e grupos amadores e promover apresentações profissionais a preços populares. www.ababtg.org.br/mostra | https://www.facebook.com/ababtgoficial/
FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Airton Rodrigues
Elenco: Annemarie Barth Baka, Iago Gielh, Raphael Fernandes, Simone Bönisch
Coordenação Geral: Simone Bönisch
Direção de Produção: Jorge Schneider
Figurinos: Carmen Jorge
Iluminação: Cleverson Cavalheiro
Imagens: Déborah Chibiaque
Produção: ABABTG
Apoio: Centro Cultural Teatro Guaíra e Secretaria de Estado da Cultura
Realização: Funarte – Ministério da Cultura – Governo Federal
SERVIÇO
Ritual Invisível
De 26 de agosto até 04 de setembro de 2016
Sextas e sábados, às 20h, Domingos, às 19h.
Local: Teatro José Maria Santos
Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Curitiba/PR
Ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)