Ícone do site Agenda de Dança

Teatro da Vertigem faz o I Seminário de Iluminação e apresenta sua Residência Artística 2017

“Apesar de alguns avanços consideráveis nas últimas décadas, com um crescente reconhecimento da luz como linguagem artística criativa no meio acadêmico, os materiais teóricos disponíveis no Brasil ainda são pouquíssimos diante da produção teórica da academia internacional”. Guilherme Bonfanti

O Teatro da Vertigem dá continuidade às ações da parceria longeva com a Petrobras – um patrocínio de 11 anos já – e realiza, na sede do grupo na Bela Vista, duas atividades voltadas à área pedagógica e artística: MUROS (dia 26 de outubro de 2017, em duas sessões, às 19h e 21h), uma residência artística executada pelo músico Lutz Gallmeister junto com seu coletivo Memorial do Silêncio, criador de uma obra audiovisual livremente inspirada em ‘Andorra’, de Max Frisch e o I Seminário de Iluminação do Teatro da Vertigem – À Luz Do Pensamento: Reflexões Sobre A Iluminação Cênica Contemporânea (28 e 29/10), que vai reunir, em uma atividade teórica e prática, 10 profissionais de diferentes regiões do Brasil.

A Residência Artística 2017 do Teatro da Vertigem, na intenção de fomentar pesquisa em outras áreas para além da direção, dramaturgia e atuação, convidou o músico alemão Lutz Gallmeister, compositor, violonista e sonoplasta residente no Brasil desde 2008, para uma residência artística com seu projeto de pesquisa “Silêncio em Andorra”, que tem como objetivo investigar as possibilidades e limites do som como corpo principal de uma narrativa. Nessa obra, o público é convidado a conhecer o interior de um muro, bloco por bloco, seu cimento e suas entranhas de pedra. “Muros”, inspirada na peça sem atores Stifters Dinge, do alemão Heiner Goebbels, busca explorar as possibilidades de sensibilizar o público através do som, da luz, do vídeo e de objetos que se tornam protagonistas.

Guilherme Bonfanti, do Teatro da Vertigem, percebendo a escassa compilação de material didático referente à iluminação em artes cênicas, criou o I Seminário de Iluminação do Teatro da Vertigem – À Luz Do Pensamento: Reflexões Sobre A Iluminação Cênica Contemporânea. Como ação pedagógica voltada exclusivamente a essa área (e não como parte de programação de festivais ou mostras teatrais), se constitui como uma ação inédita em São Paulo, uma chance de trocar experiências teóricas e práticas com alguns dos profissionais mais requisitados do Brasil. Com pouco material organizado, catalogado e sistematizado disponível em português, os profissionais, estudantes e interessados terão a chance de promover um compartilhamento de ideias e ao final dos dois dias de intensa atividade, produzir textos sobre o trabalho e suas aplicações dentro de grupos artísticos ou em outros contextos. A intenção é que a data se firme no calendário paulistano como a oportunidade anual de atualização dos light designers brasileiros.

As discussões teóricas do primeiro dia do seminário trazem temas como Luz e Narratividade (Luiz Fernando Ramos e Wagner Antonio), Performatividade na Luz (Cibele Forjaz e Nadia Luciani), Light Designer e a Pesquisa de Luz (Alessandra Domingues, Domingos Quintiliano, Marisa Bentivegna e Wagner Freire) e A Luz em Vertentes Realistas Contemporâneas (Welington Andrade e Eduardo Tudella). A mediação será feita por Francisco Turbiani e acompanhamento crítico por Antônio Duran e Grissel Piguillem.

No segundo dia, os atores Juliana Valente e Pedro Massuela, sob orientação da diretora Eliana Monteiro, colaborarão para que os 10 participantes inscritos coloquem em prática as discussões e problemáticas levantadas na atividade dia anterior, desenvolvendo uma resposta prática às provocações levantadas.

Minibios

ELIANA MONTEIRO [diretora artística] Encenadora e orientadora artísticopedagógica de escolas e grupos de teatro. Coordena o núcleo de encenação do Programa Vocacional da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Projeto Espetáculo das Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo. É formadora convidada do curso de Direção Teatral da SP Escola de Teatro, integrou a 26ª Comissão julgadora de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo e participou como curadora da Mostra de Teatro do Maranhão.

GUILHERME BONFANTI [diretor técnico e light designer] Atua, desde 1987, desenvolvendo projetos de iluminação para produções de todo o país, nas áreas de Artes Cênicas e Artes Plásticas, entre outras. Criou e coordena o primeiro curso de iluminação regular de São Paulo na SP ESCOLA DE TEATRO. Recebeu prêmios SHELL, APCAs (Associação Paulista dos Críticos de Arte), MAMBEMBE, concedido pela Funarte, APETESP, entre outros.

Programação

26.OUT | 19h e 21h

Residência Artística 2017 | Projeto de Lutz Gallmeister com grupo Memorial do Silêncio

Memorial do Silêncio em Muros
Obra audiovisual livremente inspirada em ‘Andorra’, de Max Frisch.

28.OUT | MESAS DE DEBATE

09h00 – ABERTURA – Guilherme Bonfanti e Eliana Monteiro
09h30 – LUZ E NARRATIVIDADE – Luiz Fernando Ramos e Wagner Antonio
11h30 – PERFORMATIVIDADE NA LUZ – Cibele Forjaz e Nadia Luciani
13h30 – INTERVALO
15h00 – LIGHT DESIGNER E A PESQUISA DE LUZ – Alessandra Domingues, Domingos Quintiliano, Marisa Bentivegna e Wagner Freire
17h00 – A LUZ EM VERTENTES REALISTAS CONTEMPORÂNEAS – Welington Andrade e Eduardo Tudella
19h00 – Lançamento do livro ‘A Luz na Gênese do Espetáculo’, de Eduardo Tudella

29.OUT | TRABALHO PRÁTICO

10 vagas | inscrições presenciais no dia 28/10

ATORES CONVIDADOS: Juliana Valente e Pedro Massuela
DIREÇÃO DAS CENAS DO TRABALHO PRÁTICO DO SEMINÁRIO: Eliana Monteiro

10h00 às 17h00 com intervalo das 13h30 às 14h30

Serviço

I Seminário de Iluminação | Residência Artística 2017
Teatro da Vertigem
Dias 26, 28 e 29 de outubro de 2017
Local: TEATRO DA VERTIGEM
Rua Treze de Maio, 240 – 1º andar – Bela Vista
Informações: (11) 3255.2713
Entrada franca
www.teatrodavertigem.com.br

Sair da versão mobile