Tal do Caminho, parceria entre João Saldanha e Paula Aguas faz duas únicas apresentações em São Paulo
Dois grandes nomes da dança brasileira, Paula Aguas e João Saldanha celebram seu encontro com o espetáculo TAL DO CAMINHO, que faz duas únicas apresentações em São Paulo nos dias 2 e 3 de outubro, no Teatro Viga Espaço Cênico.
TAL DO CAMINHO é um solo onde a artista traça o sentido da moradia, seus percursos e formas de aconchego, onde a construção determina um universo feminino demarcado pelas dúvidas e certezas que a maternidade traz. Um trabalho que expressa o caminho solitário do indivíduo em busca de comunicação. Para João Saldanha, o projeto se trata de “um processo delicado, longevo onde a criação surge como forma de transformação e restauro para ampliarmos nossas comunicações”.
Paula Aguas sempre buscou processos desafiadores, onde não tinha muito conhecimento sobre a linguagem e dessa vez não foi diferente. Segundo ela, Saldanha foi um mundo que se abriu à sua frente, propondo um trabalho minucioso sensível e potente. Nos primeiros encontros entre os dois, a bailarina falava do desejo de um trabalho onde a plateia pudesse se colocar no lugar da intérprete eliminando qualquer possibilidade de sublimação da bailarina, tão comum ainda em dança.
No palco, escultura e vídeo integram a concepção do espetáculo. As projeções conciliadas à montagem de uma escultura de madeira da arquiteta Lia Siqueira, consistem em firmar um ambiente que propõe uma moradia e estimulam estados emocionais. Tal do Caminho conta com colaboração de Daniela Visco e trilha de Sacha Amback, que selecionou entre as músicas uma composição do pai de Paula, António Mestre, considerado um dos melhores acordeonistas do mundo.
O espetáculo foi eleito um dos dos 10 melhores de dança na temporada 2017 do Rio de Janeiro e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.
“O solo concebido por Saldanha especialmente para Paula é uma obra segura, madura, de dois artistas donos de trajetórias diversas na dança contemporânea brasileira, e que, ao se unirem, ganharam mais potência…” – Adriana Pavlova / O Globo.
Ficha Técnica
Encenação – João Saldanha.
Interpretação – Paula Aguas.
Direção de Produção – Tatiana Garcias.
Colaboração – Daniela Visco.
Trilha sonora original – Sacha Amback.
Escultura – Lia Siqueira.
Figurino – Pia Franca.
Videoartista – Gustavo Gelmini.
Fotografia – Renato Mangolim.
Projeto Gráfico – Infinitamente Estúdio de Criação.
Operação multimídia – Vanderson Vieira.
Técnico de luz – Luiz Oliva.
Produção Executiva – Dayana Lima.
Produção Local – Anayan Moretto.
Cenotécnico – Marcelo Sampa.
Costureira – Lucia Lima.
Preparação Corporal Gyrotonic – Bel Teixeira
Crédito da foto: Renato Mangolim
Serviço
TAL DO CAMINHO
De João Saldanha e Paula Aguas
Dias 02 e 03 de outubro de 2019
Terça e quarta, às 20h
Local: Viga Espaço Cênico
Rua Capote Valente, 1323 – Pinheiros, São Paulo – SP
(Próximo ao Metrô Sumaré – Linha 2 Verde do Metrô)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia).
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos.