Summus Editorial lança o livro Corpo, transborda – Educação somática, consciência corporal e expressividade, de Marina Caron
Na obra única, que reúne 20 anos de pesquisa sobre organização corporal e movimento, a autora propõe práticas de autoconhecimento e consciência corporal que podem abrir caminhos para a criação artística. Livro de referência para profissionais da dança, educadores somáticos, psicomotricistas e fisioterapeutas.
Corpo, transborda – Educação somática, consciência corporal e expressividade, da Editora Summus, é um livro sobre o trabalho de expressão corporal para o artista cênico. Resultante de sua pesquisa no mestrado profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena, a obra de Marina Caron relata sua prática artístico-pedagógica considerando o corpo pela perspectiva da educação somática.
A autora compila 20 anos de pesquisa e propõe um olhar profundo sobre o corpo psicomotor e sua necessidade expressiva. Aborda questões da organização corporal e o movimento, propondo procedimentos de autoconhecimento, consciência corporal e investigação poética.
Ao detalhar sua prática e suas ideias, Marina sugere vias de acesso que podem abrir caminhos para a criação artística. Além disso, faz uma ponte inédita com o trabalho de Suzanne Piret e Marie-Madeleine Béziers, atrelando a coordenação psicomotora às ferramentas criativas do ser humano. Ela dedica um capítulo exclusivo à experiência com a educação somática de crianças, fase profundamente prejudicada pelo confinamento que vem relegando os pequenos a limitações físicas e de imaginação.
Livro fundamental para artistas da cena, da dança, do teatro e da performance, educadores somáticos, psicomotricistas, profissionais da fisioterapia e leitores interessados no próprio corpo e em sua potência expressiva. Surge como bibliografia essencial pelo teor investigativo do universo da dança, trazendo ainda depoimentos em registros de aulas, relatos de sonhos e ilustrações de Macê Stevaux.
“O trabalho de consciência corporal diminui a distância entre a consciência e o inconsciente, porque torna mais perceptíveis as pulsões e os desejos da pessoa, já que trabalha com energia vital, escuta interna, transbordamento de materiais expressivos escondidos. Na consciência temos as experiências que vivemos, nossas ações intencionais, e as percebemos como lembranças, memórias. Trabalhar a ampliação da consciência significa tornar perceptível o ilimitado material sensitivo, imagético e simbólico do inconsciente. Ampliar a percepção é deixar o corpo integrado e mais aberto, mais permeável, mais disponível, mais vulnerável, mais livre”, assinala a autora.
A autora
Marina Caron é mestra em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), especialista em Corpo: Dança, Teatro e Performance pela mesma instituição e especialista em Dança Contemporânea pela The Place – London Contemporary Dance School (LCDS), em Londres. Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora de Expressão Corporal no Teatro-escola Célia Helena (TECH) desde 2004. Atuou como bailarina, criadora e diretora de dança no Estúdio Nova Dança e na Cia. Oito Nova Dança. É integrante do Núcleo Arremesso de Artes, onde faz criações em dança e teatro. Faz preparação corporal e direção de movimento para artistas da cena desde 2004. Tem formação em psicomotricidade no trabalho da coordenação motora de Piret e Béziers, com formação complementar em técnicas somáticas e massagem terapêutica. Sua experiência se assenta na área de artes, com ênfase em dança, teatro e performance.
Serviço
[Livro] Corpo, transborda – Educação somática, consciência corporal e expressividade
Autor: Marina Caron
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 53,00 (E-book: R$ 31,80)
Páginas: 128 (14 x 21 cm)
ISBN: 978-65-5549-054-1
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.summuseditorial.com.br