Na próxima edição do projeto COREOGRÁFICOS, o Sesc Pinheiros recebe, entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro, o espetáculo de dança “Stage Proof 14/15”, interpretado pela bailarina Paula Zonzini e dirigido pelo coreógrafo e videomaker Alex Soares. As apresentações ocorrem às terças e quartas-feiras, sempre às 20h30, na Praça.
Inspirado na série de obras Stage Proof (1972), do artista plástico britânico Richard Hamilton, e na música Sympathy for the Devil, dos Rolling Stones, o espetáculo explora conceitos de repetição e realocação de materiais já conhecidos para a criação de algo novo, por meio do encontro entre a arte e a música britânicas. A série de estampas de Hamilton, Stage Proof 1-13 e 16-19, mostra o processo de construção da cor a partir de uma fotografia tirada de Mick Jagger – líder dos Rolling Stones – e do marchand Robert Fraser, em 1967, ocasião em que foram condenados por porte de drogas, flagrados algemados em uma van da polícia a caminho do tribunal.
No espetáculo, a movimentação do corpo representa uma colagem associada a estratégias de repetição que transcendem a forma e levam a intérprete a um esgotamento físico e mental, um retirar de camadas que representa o inverso da série Stage Proof, na qual Hamilton adiciona uma camada de cor a cada gravura. Na série faltam as gravuras 14 e 15, respectivamente nas cores vermelho e branco. Essas são as cores usadas no espetáculo.
COREOGRÁFICOS
Projeto que apresenta performances, solos, duos e montagens de novos e já consagrados coreógrafos e bailarinos, para a ocupação de espaços alternativos.
SOBRE PAULA ZONZINI
É intérprete, criadora, bailarina e psicóloga. Iniciou seus estudos em técnica clássica com a alemã Kitty Bodenheim e formou-se com honras pela Royal Academy of Dance, de Londres. Em 1993, recebeu uma bolsa de estudos no Laban Centre London, porém optou por ficar no Brasil e aceitou o convite para integrar a Cisne Negro Cia de Dança. Aos 21 anos, foi convidada a integrar o Balé da Cidade de São Paulo. No mesmo ano, foi premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). De 1997 a 2010, pertenceu ao elenco da companhia, participando de todos os espetáculos nacionais e internacionais. Dançou obras de vários artistas renomados. Em 2010, tornou-se integrante da Studio 3 Cia. de Dança na qual permaneceu até início de 2013 e participou das turnês nacionais e internacionais. Em janeiro de 2013, iniciou no Projeto Mov_oLA um trabalho como assistente de direção e preparadora de elenco.
SOBRE ALEX SOARES
É coreografo e videomaker. Dançou no Balé da Cidade de São Paulo (BCSP), Balé Teatro Guaíra e Cisne Negro Cia. de Dança, companhias em que obteve experiência variada com coreógrafos nacionais e internacionais. Sua estreia coreográfica foi em 2006, com Antiprisma, apresentada no workshop para novos coreógrafos do BCSP. Em 2008, criou Solo a Dois, que foi apresentada em Curitiba, São Paulo e outras capitais brasileiras. Alex estudou cinema e utiliza esse conhecimento em suas produções cênicas e também na criação de videodanças. Por um momento perdido (2009) recebeu o prêmio de melhor vídeo no Festival do Minuto de 2010. Em 2009, ainda como bailarino do Balé da Cidade de São Paulo, criou a obra WiiPrevisto, trabalho que entrou para o repertório da Companhia e foi bem recebido no Brasil e na Europa. Em 2010, deixa o Balé da Cidade e cria sua própria companhia, o Projeto Mov_oLA.
FICHA TÉCNICA
Concepção: Alex Soares e Paula Zonzini
Direção Geral: Alex Soares
Criação e Dança: Paula Zonzini
Trilha Sonora: Kjell Sandvik, a partir da música “Sympathy for the Devil” dos Rolling Stones
Músico convidado: Kjell Sandvik
Cenografia: Wilson Aguiar e Alex Soares
Figurinos: Cassiano Grandi
Fotografia : Clarissa Lambert
Produção: Paula Sousa / Filemon 7 Produções
Iluminação: Rossana Boccia
Agradecimentos: Celio Barros, Jorge Garcia , Sharine Machado, Susana Yamauchi, Daniela Stasi e Studio 3 Cia de Dança.
Curadoria: Ana Catarina Vieira, Fernando Dourado e Sílvia Geraldi
SERVIÇO
Stage Proof 14/15
Com Paula Zonzini
De 25 de agosto a 02 de setembro de 2015
Terças e quartas, às 20h30
Local: SESC Pinheiros – Praça
Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre