Sopro Cia de Dança realiza apresentações em novembro e dezembro na cidade de São Paulo e interior do estado
Crédito da foto: Jota R e Fred Casagrande
Cena de Biografia
Durante os meses de novembro e dezembro a Sopro Cia de Dança realiza diversas apresentações em diferentes pontos da cidade de São Paulo e interior do estado. Confira abaixo a agenda da companhia, que conta espetáculos com ingressos populares e também espetáculos gratuitos.
NOVEMBRO
Dia 13 – sábado, às 20h
(Presencial e Online)
BIOGRAFIA & Sinfonia
Sopro Cia de Dança & Grupo Jovem Sopro
Local: Sede da Sopro Escola de Danças
R. Três Mosqueteiros, 50 – Santana, São Paulo – SP
Ingresso: Presencial: https://www.sympla.com.br/soproconvida—sabado-1311-presencial__1397724
– Online: https://www.sympla.com.br/soproconvida—sabado-1311-online__1397735
Dias 20 e 21 – sábado e domingo, às 20h
sE nÃo É aMoR & ESGARES
Sopro Cia de Dança
Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti
R. Cel. Álvaro Martins, 790 – Centro, Lençóis Paulista – SP
Ingresso: Grátis – Retirar ingressos com uma hora antes do espetáculo.
Dias 26 e 27 – sexta e sábado, às 20h
Biografia
Sopro Cia de Dança
Local: CRDSP – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
DEZEBRO
Dia 04 – sábado, às 16h
sE nÃo É aMoR & ESGARES
Sopro Cia de Dança
Local: CRDSP – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Dia 05 – domingo, às 15h
O Lago dos Cisnes
Sopro Cia de Dança
Local: Fábrica de Cultura Parque Belém
Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Dia 16 – quinta, às 20h
O Lago dos Cisnes
Sopro Cia de Dança
Local: Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP
Ingresso: R$ 35,00 venda na Sopro Escola de Danças @sopro_escola
Sobre as obras
BIOGRAFIA
Em ocasião das comemorações por completar 21 anos de trabalho, a Sopro Cia de Dança, vem através desse trabalho relembrar sua trajetória até aqui; a ideia dos diretores, a formação da Cia e os encontros com todos aqueles que passaram pela Cia e ajudaram a construir essa história.
Biografia não se trata apenas da vida da Cia mas sobretudo da biografia dos bailarinos, suas histórias para conseguirem ser artistas profissionais e como chegaram a Sopro Cia de Dança.
Esse trabalho se divide em dois atos, no primeiro a atuação dos bailarinos e diretores Tatiana Portella e Roberto Amorim revelam suas expectativas e anseios ao criarem a Cia. Um dueto forte e contundente mostra a determinação deles em seguir com a ideia apesar das circunstancias. No segundo ato, as biografias individuais dos atuais bailarinos da Cia mostram a dor e a delícia de ser bailarino.
Assinado pelo coreógrafo Roberto Amorim, ao som de Ezio Bosso e com áudio das vozes dos bailarinos, Biografia celebra os 21 anos de trabalho sem interrupções da Sopro Cia de Dança, as vezes em meio ao caos, as vezes em meio a bonança, mas com a responsabilidade de fazer arte/dança no Brasil. Buscando sempre uma identidade própria e autenticidade na movimentação e na filosofia.
Ficha Técnica
Direção Geral: Roberto Amorim e Tatiana Portella
Coreografia e concepção: Roberto Amorim
Assistente de coreografia: Tatiana Portella
Direção de Texto: Juçara Amaral e Tatiana Portella
Bailarinos: Bruce Perger, Cinthia Bretone, Giovanna Pelarin, Gustavo Vaz, Roberto Amorim, Tatiana Portella, Tatiana Garcia e Vitor Marvulle
Gestão de Projetos: Isa Marques
Iluminação e Som: Adeilton Conceição, Marcos Carreira
Fotografia: Jota R e Fred Casagrande
Secretária: Fernanda Souza, Alcidina Portella
sE nÃo É aMoR
O coreógrafo Roberto Amorim empresta sua experiência pessoal para a obra e compartilha com o elenco e com o público as relações estabelecidas por ele durante a gestação de seu primeiro filho até seu nascimento. Das emoções causadas por esse evento até a observação da postura da mulher grávida e também dos movimentos fetais, Amorim define suas primícias para estabelecer um argumento para a movimentação explorada pelos bailarinos. Retrata também a relação que temos com o novo e a renovação da vida. A trilha sonora também é um empréstimo do coreógrafo para a Cia. Apreciador da voz da cantora Nana Caymmi e de seu repertório, através de sua vontade de coreografar tais músicas, achou nesse trabalho a oportunidade de usar as canções na voz dessa reconhecida cantora para embalar sua movimentação.
A experiência de vida que tive em relação ao nascimento do meu filho, desde sua gestação até seu nascimento, me levou a observar melhor a criação e de como ela é bela e inexplicável diz Amorim. E completa “Na minha inquietação como coreógrafo falo de amor e vida nessa obra, pois acredito que o amor ainda é o caminho para todas as formas de conhecimento e de respeito com a vida, com a criação e com o próximo. O amor nos leva mais próximo daquilo que queremos alcançar”. Por que se não é amor, não há porquê.
Ficha Técnica
Direção: Roberto Amorim e Tatiana Portella
Coreógrafo: Roberto Amorim
Assistente de coreografia: Tatiana Portella
Maitre de Dança Contemporânea: Roberto Amorim
Professores convidados: Aurea Ferreira, Tatiana Portella.
Operadores e técnicos de som e luz: Adeilton Conceição, Marcos Carreira.
Desenho de luz: Roberto Amorim
Assistente de palco e apoio: Roberto Portella.
Secretária: Fernanda Souza.
Fotos: Solange Avelino
Bailarinos: Cinthia Bretone, Gustavo Vaz, Bruce Perger, Giovanna Pelarin, Tatiana Garcia,Tatiana Portella, Roberto Amorim e Vitor Marvulle
ESGARES
Esgares trata de movimentos de corpo e gesto cômico da nossa vida cotidiana, aspectos ou jeito que o rosto assume em determinadas situações, sendo intencional ou involuntariamente, o trabalho se desenvolve em sequências de movimentos em formas de trejeitos fisionômicos, mesclando nos limites da dança, teatro e poesia, formando um híbrido na arte, que é a miscigenação da cultura brasileira. A trilha sonora com canções de Edith Piaf imprime um tom emocional intenso à obra, que transita pelo universo lúdico e brincante das conversas mudas, porém expressivas dos bailarinos. Provocativa e original, tradicional rigor técnico, sem, no entanto, deixá-la vazia de conteúdo, de razão de ser, de um dizer próprio que só se diz pela linguagem da dança. Além de visitar dança, teatro e poesia, seu universo artístico predileto, Roberto introduz neste trabalho a linguagem do Clown, aproximando ainda mais o público do espetáculo. Afinal, o Clown não é aquele que nos revela o que há de mais secreto, de mais ingênuo, de mais atrapalhado, de mais lírico e humano em todos nós, e por essa razão nos comove e nos faz rir?
Ficha Técnica
Direção: Roberto Amorim e Tatiana Portella
Coreógrafo: Roberto Amorim
Assistente de coreografia: Tatiana Portella
Maitre de Dança Contemporânea JORAM: Roberto Amorim
Professores convidados: Wanderlei Oliveira, Tatiana Portella.
Operadores e técnicos de som e luz: Adeilton Conceição, Rogério Pereira.
Desenho de luz: Roberto Amorim
Assistente de palco e apoio: Roberto Portella.
Secretária: Fernanda Souza.
Gestão e coordenadora de projetos: Isa Marques
Fotos: Lívia Ribeiro
Bailarinos: Bruce Perger, Cinthia Bretone, Giovanna Pelarin Gustavo Vaz, Tatiana Garcia, Tatiana Portella, Roberto Amorim e Vitor Marvulle.