ArtigosDestaquePipoca com Ballet

Sessão “Pipoca com Ballet” #015: Harlequinade (atualizado)

Em fevereiro de 2017, eu havia publicado o quinto post da série “Pipoca com Ballet”, justamente falando de Harlequinade. Na época, eu contei a história da peça, que é estruturada em dois atos e inspirada em personagens da Commedia Dell’arte italiana, e que remonta a história de amor de Arlequim e Colombina. Mencionei também a versão produzida por Balanchine, que até então era uma das únicas completas existentes no cenário da dança internacional, e que era um título que ainda não havia disponível no blog… Até aquele momento.

O tempo passa, as coisas mudam… E quem diria que hoje podemos conferir o que na época do primeiro post não era possível?

Bem, em 2018, Alexei Ratmansky fez uma reconstrução da obra para o American Ballet Theatre, por ocasião dos 200 anos de nascimento de Marius Petipa. Em 2022, a peça foi remontada pelo Australian Ballet e transmitido na internet. Hoje, podemos conferir essa gravação:

The Australian Ballet, 2022
Com Benedicte Bemet e Brett Chynoweth
Download

No primeiro post, eu havia compartilhado o link de uma versão do Mikhailovsky Ballet, produzida em 1978, que fazia parte de uma gala em homenagem à Petipa. Esse vídeo, que estava no Youtube, infelizmente caiu, mas hoje essa gravação está disponível no blog, sendo uma versão de um ato produzida por Pyotr Gusev originalmente em 1975.

The Mikhailovsky Ballet, 1978
Com Alla Malysheva e Sergey Kozadayev
Download

Alguns anos antes de Ratmansky, o coreógrafo Alexander Mishutin chegou fazer uma reconstrução de Harlequinade no ano de 2012 para o NBA Ballet Company. Assim como Ratmansky, Mishutin também trabalhou com base nas notações da Coleção Stepanov. A gravação foi disponibilizada no canal do coreógrafo no YouTube somente no final de 2017. A qualidade não é tão boa, mas vale a pena conferir!

Pra finalizar, devo fazer uma correção a cerca do grand pas de deux que costuma ser encenado em galas e competições. Na matéria que escrevi antes, eu me referia a ele como um trecho do ballet, quando na verdade, é outro número criado durante a época soviética. A coreografia é de Pyotr Gusev, estreada em meados da década de 1930, e a música é extraída de vários ballets compostos por Riccardo Drigo. No Vídeos de Ballet Clássico, há uma versão disponível para conferir:

Sapaev Mari State Ballet, 2012
Download

Deixe um comentário