Sessão “Pipoca com Ballet” #014: O Talismã
Ta aí uma obra muito famosa no circuito de festivais… Quem já dançou esse pas de deux? As músicas vem da obra de mesmo nome, criada em 1889 por Marius Petipa e composta por Riccardo Drigo. A peça é estruturada em um prólogo, três atos e seis cenas, e conta a história de Ella, uma jovem deusa filha de Amvarati, a Rainha dos Céus. Ella desce a terra acompanhada de seu guardião Uragan, para se colocar à prova das tentações do amor carnal. Sua mãe lhe dá de presente um talismã, que a permitirá voltar para casa, mas somente enquanto estiver em posse dele.
O libreto, ambientado na Índia, foi bastante criticado, mas isso não impediu o grande sucesso da peça! Por duas vezes, a obra foi remontada: em 1895 pelo próprio Petipa, em versão simplificada em três atos e sete cenas, e em 1909 por Nikolai Legat, ocasião em que a peça passou por mudanças, entre as quais a alteração dos nomes de dois personagens. Ella passou a se chamar Niriti, e Uragan passou a ser conhecido como Vayou. Ambas versões foram bem sucedidas, mas após a Revolução Russa em 1917, caiu no esquecimento.
Em 1955, surge o famoso pas de deux O Talismã, que em nada tem a ver com a obra original de Petipa. A coreografia é de Pytr Gusev e a música, extraída de várias partes diferentes do ballet. Somente 130 anos depois do lançamento original, em 2019, o coreógrafo Alexander Mishutin fez uma tentativa de reconstrução para o Buryat State Ballet, única companhia hoje que monta a obra completa.
No Vídeos de Ballet Clássico você encontra essa relíquia para assistir.
Versão completa
Buryat State Ballet, 2019
Com Yelena Khishiktueva e Bulyt Radnayev
Download
Pas de Deux
The Kirov Ballet, 1993
Com Tatyana Terekhova e Yuri Possokhov
Download