Sessão “Pipoca com Ballet” #013: A Flor Escarlate
Quem aqui gosta da história de A Bela e a Fera? Eu sou simplesmente apaixonada! E vocês sabiam que existe uma versão russa desse conto que inspirou um ballet? A peça se chama A Flor Escarlate, foi originalmente estreada em 1907, com música de F. A. Hartmann e coreografia de Nikolai Legat. A história versa sobre um mercador, pai de três filhas. Um dia, ao sair para uma viagem, pergunta o que as meninas querem de presente. Enquanto as duas mais velhas pedem vestidos e joias, a mais nova pede que ele traga uma flor escarlate que viu em um sonho. O mercador consegue encontrar a flor, mas paga um preço alto por ela: a menina deve ir para o local onde a flor foi achada. Lá, ela vive na companhia de um monstro, que na verdade, era um príncipe enfeitiçado. Somente se ela o aprendesse a amar além da aparência, a magia seria quebrada.
Não encontrei nenhuma referência sobre a produção original, mas o coreógrafo Andrei Petrov resgatou a história e criou uma nova versão, com música de Vladimir Kuptsov. Nela, o enredo foi ampliada: a flor escarlate é uma flor mágica, que faz com que aqueles que estejam destinados a ficarem juntos se encontrem. A única que não foi beneficiada é uma feiticeira, que era muito má e não tinha bons sentimentos. Ao ser rechaçada por aquele que gostava, ela transforma o rapaz em um monstro e esconde a flor, para que ninguém mais pudesse ser agraciado por seus poderes. Mas tempos depois, uma jovem chamada Nastenka começa a sonhar com a flor…
É uma peça lindíssima, muito lúdica e colorida. Essa nova versão foi estreada em 2017 pelo Bashkir State Ballet, e atualmente é remontada por várias companhias pela Rússia.
No Vídeos de Ballet Clássico, vocês encontram duas interpretações diferentes:
Bashkir State Ballet, 2017
Com Karina Salimova e Oleg Shaybakov
Download
Bashkir State Ballet, 2021
Com Gulsina Mavlyukasova e Rustam Iskhakov
Download