Ícone do site Agenda de Dança

Sessão “Pipoca com Ballet” #010: O Pássaro Azul e a Princesa Florine

Após um longo hiato, retornamos hoje com essa sessão deliciosa de escrever e assistir, com dicas de repertórios incríveis! A peça de hoje é de um casal muito conhecido no meio do ballet… Certamente, você já deve ter dançado ou assistido o pas de deux O Pássaro e a Princesa Florine. Esse é um dos trechos mais famosos do terceiro ato de A Bela Adormecida, no qual vários personagens de contos de fadas franceses dançam para homenagear o casamento de Aurora e Désiré.

Entre os contos de fadas retratados na peça de Tchaikovsky, esse casal é o mais desconhecido e muita gente se pergunta: de onde eles vieram? Essa resposta eu descobri certa vez, em um post no instagram da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo. A história vem de um conto da escritora Madame D’Aulnoy e versa sobre um príncipe chamado Renaud, que é apaixonado pela princesa Florine e queria se casar com ela. A madrasta de Florine, no entanto, tinha outros planos: ela desejava que ele se casasse com sua filha Truitone, que não era tão bela quanto Florine. O jovem recusa, o que enfurece a madrasta, fazendo-a transformá-lo em um pássaro azul e trancar a enteada em uma torre. Isso, no entanto, não separa os amantes, que se encontram escondido pelas janelas do castelo.

Em 2014, essa história foi transformada em ballet por Alexey Miroshnichenko para o repertório do Perm State Ballet. Como trilha sonora, são utilizadas músicas de Adolphe Adam criada originalmente para dois ballets perdidos: A Linda Moça de Gand (1842) e a Afilhada das Fadas (1849). É lindo ver como tudo se transforma…

No Vídeos de Ballet Clássico, você encontra uma gravação de 2014, que foi disponibilizada pela companhia durante a pandemia. É um obra lindíssima e que vale a pena conferir!

The Perm State Ballet, 2014
Download

Sair da versão mobile