Ícone do site Agenda de Dança

Sesc Belenzinho recebe oficina de Danças Africanas e espetáculo Sons D’Oeste, da Trupe Benkady

Dança e música tradicional da região da Guiné-Conacri serão apresentadas no Sesc Belenzinho de 14 a 16 de fevereiro de 2019, quinta a sábado, às 20h, no espetáculo Sons d’Oeste, da Trupe Benkady e na oficina Danças Africanas, no dia 13 de fevereiro, quarta, às 20h . Tanto espetáculo como oficina acontecem no Átrio (área de convivência) da unidade.

Sons d’Oeste é uma conversa entre os ritmos e movimentos tradicionais da cultura mandingue, com ênfase nas etnias Malinké, Baga e Sussu, da região da Guiné-Conacri, reconhecida mundialmente por seus balés. Com dança e música tradicional, o trabalho traça, sob a ótica deste povo do oeste africano, um cenário das situações sociais mandingues, dentre as quais algumas também são encontradas no Brasil, revelando as grandes semelhanças existentes ainda nos dias de hoje entre a cultura brasileira e uma de suas culturas de origem, a cultura africana.

A dança é inspirada nos rituais cerimoniais dos povos da Guiné. Na cultura dessa região, a música e a dança fazem parte do cotidiano, havendo danças, cantos e ritmos específicos para cada ocasião social como batismos, iniciações, casamentos, trabalho no campo.

Oficina “Danças Africanas”

Com aulas ministradas pela professora e coreografa Flávia Mazal, oficina Danças Africanas tem como base a releitura das danças da Guiné-Conacri. Prática é acompanhada por música ao vivo, seguindo a linha tradicional onde a conversa entre os tambores e o corpo em movimento entram em profunda sincronia.

Danças Africanas acontece no dia 13 de fevereiro de 2019, quarta, às 20h. Para participar basta chegar no Átrio (Espaço de Convivência) do Sesc Belenzinho com 30 minutos de antecedência.

Sobre a Trupe Benkady

A Trupe Benkady é um coletivo paulistano que apresenta um repertório de danças e ritmos dos balés tradicionais do oeste africano, tendo como base a música Malinké e Sussu.

Flávia Mazal é pesquisadora da cultura Mandingue, já coreografou releituras das danças tradicionais dos balés da Guiné Conacri. A essência da Trupe é mostrar um universo milenar da dança para o público.

Ficha Técnica

Concepção: Flávia Mazal e Hiles Moraes.
Direção Coreográfica e Cênica: Flávia Mazal.
Direção musical: Hiles Moraes.
Dançarinos: Flávia Mazal, Rafael Rodrigues, Nathalia Freitas, Ton Moura e Vitor Diaz.
Músicos: Hiles Moraes, Leandro Santos, Rogerio Nascimento, Rharo Pitelli.

Crédito da foto: Bia Varella

Serviço

Sons d’Oeste (Espetáculo)
Trupe Benkady
De 14 a 16 de fevereiro de 2019
Quinta a sábado, 20h.
Local: Sesc Belenzinho – Átrio (área de convivência)
R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP
Ingressos: Gratuito, sem retirada de ingressos.
Informações: (11) 2076-9700
Classificação: Livre.
Duração: 60 minutos.

Oficina: Danças Africanas
Dia 13 de fevereiro de 2019
Quarta, 20h.
Local: Sesc Belenzinho – Átrio (área de convivência)
R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP
Ingressos: Gratuito, com retirada de senha com 30 minutos de antecedência.
Informações: (11) 2076-9700
Classificação: 12 anos.
Duração: 90 minutos.

Sair da versão mobile