Crédito da foto: Alexandre Cruz
Letícia Forattini e Otávio Portela dançam
trecho de Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, homenageia a cidade paulista de Piracicaba no quinto episódio da websérie SPCD na Estrada. O lançamento do curta-metragem aconteceu de modo gratuito nas redes sociais da Companhia no dia 07 de maio.
O cenário desta intervenção dançante é o Engenho Central, prédio histórico que abrigou a maior e mais importante indústria da região até o final do século XX. No vídeo, os bailarinos interpretam trecho de Mamihlapinatapai (2012), uma criação do coreógrafo Jomar Mesquita com colaboração de Rodrigo de Castro. A coreografia se utiliza de movimentos e elementos desconstruídos da dança de salão para tratar da relação entre homens e mulheres.
Assim como o nome Piracicaba, o título da obra também tem origem indígena: o termo vem de uma tribo da Terra do Fogo e se refere ao olhar compartilhado por duas pessoas, quando cada uma deseja que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça sem que, no entanto, nenhuma delas aja.
Sobre SPCD na Estrada
A websérie SPCD na Estrada propõe um novo olhar para cartões postais de cidades paulistas que abrem seus teatros e espaços culturais para receber as turnês da São Paulo Companhia de Dança. Em cada episódio os bailarinos dialogam com a arquitetura e a história desses locais interpretando trechos de obras do repertório da Companhia.
Com trilha sonora original de André Mehmari e direção de vídeo de Alexandre Cruz e Inês Bogéa, a websérie conta com quatro episódios já disponíveis nas redes sociais da Companhia, visitando as cidades de São Paulo, Botucatu, Bauru e Araras.
O projeto integra as ações do selo #SPCDdigital e conta com a estreia de um novo episódio a cada mês. A exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca), no Instagram (@saopaulociadedanca), no Twitter (@spciadedanca) e no LinkedIn (@sao-paulo-companhia-de-dança).
Abaixo você assiste o vídeo na íntegra: