Ícone do site Agenda de Dança

São Paulo Companhia de Dança realiza Temporada virtual com transmissões gratuitas de Giselle – Ato II e Agora

Crédito da foto: Charles Lima
Bailarinos: Carolina Pegurelli e Vinícius Vieira
Cena de Giselle – Ato II – remontagem de Lars Van Cauwenbergh

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, promove uma temporada virtual com exibições de apresentações gravadas direto do palco do Teatro Sérgio Cardoso, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, considerado tradicional palco das temporadas da SPCD na capital paulista. As atividades serão exibidas de graça no canal da Companhia no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD) e na plataforma Cultura em Casa (www.culturaemcasa.com.br).

Nos dias 02 e 03 de outubro, será possível conferir de casa a estreia de Giselle – Ato II, em remontagem de Lars Van Cauwenbergh, e Agora, de Cassi Abranches. As transmissões acontecem às 20h (sábado) e às 17h (domingo), com elencos distintos a cada dia. Giselle – Ato II terá ainda uma faixa especial com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e estará disponível com audiodescrição. As exibições serão apenas em tempo real e não ficarão disponíveis posteriormente.

Aos que desejam mergulhar no universo dessas criações, haverá palestras virtuais de mediação sobre o programa. Conduzidos por Inês Bogéa, os bate-papos reúnem artistas envolvidos na criação das obras e serão exibidos 1 hora antes das apresentações virtuais.

No dia 29 de setembro haverá ainda duas exibições on-line gratuitas de Giselle – Ato II com mediação específica para estudantes e pessoas da terceira idade. As sessões acontecem às 10h e às 15h no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa.

Temporada 2021

Intitulada de Tempo da Travessia, a Temporada 2021 da SPCD reúne dois nomes com trajetórias coreográficas intrinsecamente ligadas à SPCD: Lars Van Cauwenbergh e Cassi Abranches. Depois de assinar A Morte do Cisne, em 2019, para a São Paulo, Lars – que também é professor da Companhia – lança Giselle – Ato II, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e agora chega ao repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos. A iluminação é assinada por Wagner Freire, e os figurinos são de autoria de Marilda Fontes.

O programa conta também com a premiada Agora. Eleita a melhor coreografia de 2019 pelo júri do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), a obra tem trilha original de Sebastian Piracés, iluminação de Gabriel Pederneiras e figurinos de Janaína Castro. Ela se soma a outras três criadas pela coreógrafa Cassi Abranches para o repertório da Companhia, que inclui ainda Gen (2014), o segundo ato de Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) e Respiro (2020).

“Queremos levar a linda Temporada 2021 a um público ainda mais amplo com essas transmissões gratuitas no meio digital, que transportam a emoção e a energia de Giselle – Ato II Agora para dentro dos lares das pessoas, proporcionando uma experiência única”, explica Inês Bogéa, diretora executiva e artística da São Paulo Companhia de Dança.

A Temporada 2021 da São Paulo Companhia de Dança é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Itaú, apoio de CDF, parceria institucional com a Amigos da Arte, parceria com Giuliana Flores e realização da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo, Governo Federal).

Ficha técnica das obras:

Giselle – Ato II (2021) – ESTREIA

Remontagem: Lars Van Cauwenbergh, a partir da obra de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854)
Música: Adolphe Adam (1803-1856)
Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Marilda Fontes
Cenografia: Vera Hamburger
Assistência de Cenografia: Fernando Passetti
Execução de cenografia (boca de cena e túmulo): Jorge e Denis Produções Cenográficas
Tratamento de Imagens: MR Estúdio Digital
Iconografia: Telão: foto de Cássio Vasconcellos/Bridgeman Images
Pernas: composição com gravuras de Jean Baptiste Debret cedidas pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin; de Charles Othon Frederic Jean-Baptiste de Clarac e de Friedrich Philipp von Martius (a partir de Thomas Ender e de Benjamin Mary) – Coleção Martha e Erico Stickel – cedidas pelo Acervo Instituto Moreira Salles
Visagismo: Augusto Sargo
Professora de Interpretação: Vivien Buckup

Este marco do balé romântico acompanha o romance entre a aldeã Giselle e Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Após ser traída por ele, a jovem, que tem o coração frágil, morre. No segundo ato, o príncipe, tomado pelo remorso, visita o túmulo de Giselle, mas é atacado pelas Willis. Elas são espíritos de moças mortas antes do casamento devotados a fazer os homens que ali aparecem a dançarem até seu próprio fim. Giselle – agora também uma willi – busca a todo custo proteger seu amado. O tom de despedida domina a cena: Giselle está pronta para perdoar Albrecht e deixá-lo partir em paz.

Agora (2019)

Coreografia: Cassi Abranches
Trilha Sonora Original: Sebastian Piracés
Iluminação: Gabriel Pederneiras
Figurino: Janaína Castro

Agora explora a palavra tempo em seus possíveis significados: musical com dinâmicas e sonoridades; cronológico com lembranças e expectativas; temperatura com diferentes graus e intensidades. A coreógrafa esculpe os movimentos no corpo de cada bailarino a partir dos ritmos musicais da trilha composta por Sebastian Piracés, que utiliza bateria e elementos de percussão afro-brasileiros, misturados ao rock contemporâneo e ao canto. A obra recebeu o Prêmio APCA de melhor coreografia de 2019.

Serviço

Temporada virtual 2021, gravada no Teatro Sérgio Cardoso
São Paulo Companhia de Dança
Repertório: Estreia de Giselle – Ato II, remontagem de Lars Van Cauwenbergh, com opção em audiodescrição | Agora, de Cassi Abranches
Dias 02 e 03 de outubro de 2021
Sábado, às 20 | domingo, às 17h
Local: Virtualmente – www.youtube.com/AudiovisualSPCD e www.culturaemcasa.com.br

Sair da versão mobile