Crédito da foto: Charles Lima
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, realiza uma apresentação especial dentro da série Dança #EmCasaComSesc, iniciativa do Sesc São Paulo que proporciona o encontro do público com artistas da dança no ambiente digital, por meio de transmissões ao vivo, direto da casa dos artistas para a casa da plateia. A apresentação da Companhia acontece na quinta-feira (20/08), às 21h30, em transmissão gratuita no canal do Sesc São Paulo no YouTube.
Criada durante o período de isolamento por Letícia Forattini e Otávio Portela, bailarinos da SPCD que também interpretam a obra, Cartas para um Outro Tempo reflete sobre o momento atual provocado pela pandemia de Covid-19 e questiona: Como será a nossa realidade daqui a alguns anos? Como vamos olhar então para o que estamos vivendo agora?
O duo, que conta com dramaturgia do artista convidado Bastian Thurner, tem como ponto de partida a conexão à distância – única comunicação disponível durante o distanciamento – e as sensações provocadas por estes tempos. Para retratar inquietações pessoais e coletivas de hoje, os artistas resgatam a memória afetiva da correspondência por meio de cartas e se inspiram em mensagens cheias de esperança sobre o futuro e o presente escritas por seus familiares e amigos próximos.
Esta criação inédita será dançada pelos artistas no espaço doméstico, um lugar de memória e de estabelecimento de relações afetivas e de onde se observa a passagem dos dias. “Cartas para um Outro Tempo é uma jornada poética através de afetos e do próprio tempo e propõe uma conexão que ultrapassa este momento presente – uma conexão de dentro pra fora e de fora pra dentro”, define a bailarina Letícia Forattini.
A criação coreográfica de Letícia e Otávio é resultado do Programa de Desenvolvimento das Habilidades Futuras do Artista da Dança, criado pela SPCD para dar subsídios aos seus bailarinos para uma reconversão profissional. “A carreira do bailarino de companhias com obras clássicas e contemporâneas é relativamente curta e, no Brasil, não existe aposentadoria especial para essa profissão. Por isto, a cada ano, a São Paulo Companhia de Dança abre novas vagas para que seus bailarinos possam desenvolver atividades correlatas à sua atividade principal, ampliando suas habilidades e planejando um futuro profissional”, explica a diretora artística e executiva da Companhia, Inês Bogéa.
A ação #EmCasaComSesc proporciona o encontro do público com artistas das mais diversas linguagens e estilos, em ambiente digital. Desde abril, o Sesc São Paulo oferece transmissões ao vivo, direto da casa do artista ou do atleta convidado para a casa do público, com conteúdos voltados à música, teatro, dança, circo, contação de histórias e esportes. Todas as atividades estão disponíveis no canal da instituição no YouTube: https://www.youtube.
A obra busca resgatar a memória afetiva da correspondência por meio de cartas, tendo como ponto de partida a conexão à distância – única comunicação disponível durante o distanciamento – e as sensações provocadas por estes tempos. Cartas para um Outro Tempo é uma jornada poética através de afetos e do próprio tempo, e propõe uma conexão que ultrapassa esse momento presente – uma conexão de dentro pra fora e de fora pra dentro”, defini a bailarina Letícia Forattini.
Ficha técnica da coreografia:
Cartas para um Outro Tempo
Coreografia e interpretação: Letícia Forattini e Otávio Portela
Figurino: UMA – Raquel Davidowicz
Dramaturgia: Bastian Thurner (convidado)
Classificação etária: livre