Crédito da foto: Arte de Ticiana Pinzon
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, apresenta o 10º episódio do podcast Contos do Balé, ação do selo #SPCDdigital, voltado à difusão da dança no meio virtual. Ele já está disponível desde o dia 21 de junho no canal da SPCD no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD) e na playlist especial criada no perfil da Companhia no Spotify (tinyurl.com/podcast-contos-
Direcionado ao público infantil, o episódio apresenta a história de Giselle, marco do balé romântico criado originalmente em 1841 por Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854) e que, na Temporada 2021 da SPCD no Teatro Sérgio Cardoso, ganha uma versão especial de seu segundo ato assinada por Lars Van Cauwenbergh.
A história trata do amor entre o nobre Albrecht e a aldeã Giselle, que morre após descobrir uma traição do amado. Tomado pelo remorso, ele visita o túmulo da jovem, mas é atacado pelas willis, espíritos de moças mortas antes do casamento devotados a fazer os homens que ali aparecem a dançarem até seu próprio fim. Giselle – agora também uma willi – busca então a todo custo proteger seu amor.
Com narração de Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, e Luca Baldovino, superintendente de produção da SPCD, o episódio tem roteiro assinado por Inês e faz parte de seu livro Contos do Balé, publicado pela Editora Sesi-SP. Com trechos da trilha de Giselle Adolphe Adam (1803-1856), o podcast Giselle é conduzido pela sonorização de Rodolfo Dias Paes (DiPa), técnico de som da SPCD.
Produzido e distribuído desde 2020, Contos do Balé apresenta histórias de grandes clássicos do balé de repertório com uma linguagem própria para o público infantil. Os demais episódios já disponíveis são O Lago dos Cisnes, O Corsário, La Sylphide, Pássaro de Fogo, A Flauta Mágica, Dom Quixote, A Bela Adormecida, Petrouchka e A Menina Mal Olhada. Juntos eles somam mais de 7 mil visualizações.