São Paulo Companhia de Dança apresenta ‘A quadratura do círculo’ no Espaço Cultural Porto Seguro
No dia 25 de janeiro, a São Paulo Companhia de Dança, instituição do Governo do Estado de São Paulo, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, dá início a “A quadratura do círculo”, uma série de apresentações performáticas, no Espaço Cultural Porto Seguro. A ação ocorre em meio à exposição “Meteorológica,” da dupla Detanico Lain, com curadoria de Rodrigo Villela, inaugurada no último dia 19.
A parceria entre as duas instituições se firma em torno de “Quadrado branco”, instalação em vídeo desenvolvida pela dupla e inspirada em três poesias de Kitasono Katuê, importante poeta das vanguardas japonesas do século XX. Adaptada para o espaço, onde ganha um ambiente imersivo, a obra é apresentada como um poema em movimento.
Com concepção coreográfica de Ricardo Gali e direção artística de Inês Bogéa, o ciclo performático que se soma à obra relaciona a poesia de Kitasono, marcada pela extrema síntese e por referências a diferentes tradições artísticas – tanto do Ocidente quanto do Oriente – e às potencialidades do corpo em movimento. O poeta japonês foi influenciado, entre outros, por vanguardas artísticas como o Dadaísmo e o Surrealismo, além de dialogar, na estrutura de seus poemas, com o que se tornaria o Construtivismo. Não por acaso, a dupla Detanico Lain teve contato pela primeira vez com a obra de Kitasono por meio de uma publicação dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos, dois dos principais representantes do movimento concretista no Brasil.
O ciclo de apresentações começará no feriado do dia 25 e, posteriormente, sempre às quartas e sábados, seguirá até o dia 27 de fevereiro. Concebida como um trabalho mutável, bailarinos e coreógrafo continuarão trabalhando e propondo novas abordagens a cada apresentação. Gratuitas, as entradas serão disponibilizadas no site do Espaço Cultural Porto Seguro, sempre com dois dias de antecedência à sua realização.
Ao longo do processo, as performances e ensaios serão filmados e darão origem a um documentário que, por sua vez, integrará também a mostra.
Sobre a exposição
Tomar o mundo a partir dos próprios códigos de percepção e compreensão. Apropriar-se dos códigos e linguagens que nos cercam e deslocá-los, até mesmo subvertê-los, atribuindo a eles novas camadas de significados. Essas são algumas das características do trabalho da dupla Angela Detanico e Rafael Lain, artistas que adotam a linguagem como tema e objeto de sua obra.
Com curadoria de Rodrigo Villela, “Meteorológica” apresenta ao público paulistano um conjunto de 14 trabalhos, a maioria instalações inéditas, criadas a partir das mais variadas linguagens artísticas. Vídeos, textos, animações, objetos, esculturas e instalações se combinam, levando o visitante a refletir não apenas sobre temas diversos, mas sobre o processo de reflexão e constituição do conhecimento.
Primeira individual do casal em uma instituição em São Paulo, a exposição segue cartaz no Espaço Cultural Porto Seguro até 7 de abril.
São Paulo Companhia de Dança
Direção artística: Inês Bogéa
Concepção coreográfica: Ricardo Gali
Bailarinos SPCD: Paula Alves e Matheus Queiroz
Curadoria: Rodrigo Villela
Figurinos: UMA – Raquel Davidowicz
Música: Angela Detanico e Rafael Lain
Serviço
A quadratura do círculo, instalação coreográfica
Início das apresentações: no feriado, 25 de janeiro: às 16h e 16h45
Sessões regulares*: quartas, às 19h e 19h45; sábados, às 16h e 16h45
Local: Espaço Cultural Porto Seguro
Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Ingressos: gratuitos, pelo link: http://www.espacoculturalportoseguro.com.br/programacao/em-cartaz/2019/a-quadratura-do-circulo.html (disponibilizados com 2 dias de antecedência)
Lotação: 30 lugares por sessão
*Não haverá sessão no sábado, 26 de janeiro
Meteorológica, mostra de Angela Detonico e Rafael Lain
Local: Espaço Cultural Porto Seguro
Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Período expositivo: de 19 de janeiro até 7 de abril
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h
Ingresso: Grátis