Rito-performance itinerante “Eu Sou Você” convida o público a refletir sobre a violência contra a mulher e a natureza
Crédito da foto: Sattva Orasi
Após estreia internacional em Madri, capital da Espanha, como parte do Festival ¡Hola Rio!, a rito-performance itinerante ‘Eu Sou Você’, dirigida pela artista transdisciplinar Allegra Ceccarelli, chega ao Rio de Janeiro. A temporada teve início no dia 21 de outubro, na Aldeia Maracanã, e segue com apresentações em diversos pontos da cidade, incluindo o Muhcab (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira) no dia 27 de outubro, às 14h30, e termina na Areninha Carioca João Bosco em 29 de outubro, às 15h, na Avenida São Felix, 601 – Vista Alegre. Em cada localidade, a performance caminha pelas ruas do entorno.
“Eu Sou Você”, que obteve apoio do edital FOCA 2022 da Secretaria Municipal de Cultura, permeia a conexão entre o desmatamento da natureza, a urbanização das grandes cidades e a violência contra a mulher. Criada para ser apresentada em espaços públicos e urbanos, a performance conta com a participação de nove mulheres “bicho-plantas”, que reivindicam espaço e cativam todos os que cruzam seu caminho através de danças selvagens e sussurros de palavras encantadoras. Essas mulheres representam a própria mãe natureza e carregam em seus ventres nove mudas de árvores, simbolizando a vida que irá florescer.
“Nesse espetáculo busco resgatar práticas ancestrais para promover um olhar crítico sobre o presente e, assim, repensar e reinventar um futuro mais igualitário, feminino, e em harmonia com a natureza”, destaca Allegra
A criação incorpora as técnicas ancestrais de dança-teatro balinesa, as quais fazem parte da pesquisa desenvolvida pela diretora que, há oito anos, se divide entre o Rio de Janeiro e Bali, Indonésia.
O elenco é formado por mulheres, de diversas etnias, idades, identidade de gênero, culturas, etc., e foi escolhido através de um workshop ministrado pela diretora. 58 mulheres artistas do Rio de Janeiro se inscreveram, 30 foram selecionadas para a oficina, e dessas, 9 foram escolhidas para performar. Amarilis Vitale, Carol Gigante, Cazul Coraya, Fernanda Sal, Leona Kali, Lúcia Tucujú, Sol Souza e Tatjana Vereza compõem, ao lado de Allegra, o grupo de mulheres que dão vida a essa poderosa representação da mãe natureza.
Sobre Allegra Ceccarelli
A carioca Allegra Ceccarelli é uma artista transdisciplinar que possui mestrado em artes cênicas pela East 15 Acting School, em Londres. Em 2015 foi premiada com uma bolsa para estudar a dança-teatro-ancestral Balinesa na Universidade ISI Denpasar, em Bali (Indonésia), onde atualmente segue desenvolvendo a sua pesquisa de arte e ritual com diferentes mestres de vilarejos locais. É fundadora e diretora da RangdArt, uma companhia de arte-ritual-performativa-feminista, onde desenvolve a sua pesquisa sobre ecofeminismo, ancestralidade e misticismo, através das técnicas ancestrais balinesas, incorporação de máscaras e outras técnicas contemporâneas de teatro, dança e música, criando trabalhos voltados para o palco, espaços alternativos e videoartes.
Ficha Técnica
Idealização e Direção artística: Allegra Ceccarelli
Performers: Allegra Ceccarelli, Amarilis Vitale, Carol Gigante, Cazul Coraya, Fernanda Sal, Leona Kali, Lúcia Tucujú, Sol Souza e Tatjana Vereza
Assistência direção: Fernanda Sal
Assistência de produção: Carol Gigante
Figurino: Ticiana Passos
Adereços: Dafne Nass
Videoarte: João Maia
Audiodescrição videoarte: Virgínia Barcellos
Interpretação em libras videoarte: Claudia Jacob
Marketing Digital: Bia Ferraz/Cria Comunicação
Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues / Aquela que divulga
Design gráfico: Raquel Alvarenga
Fotos: Alessandra Tolc
Contabilidade: Jopec Assessoria Contábil
Coordenação de Produção: Nely Coelho / Ginja Filmes & Produções
Produção executiva: Luciana Zule / Magalona Produções
Serviço
Eu Sou Você
Dia 27 de outubro de 2023
Sexta, às 14h30
Local: Muhcab (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira)
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa – Rio de Janeiro – RJ
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
29 de outubro de 2023
Domingo, às 15h
Local: Areninha João Bosco
Endereço: Avenida São Felix, 601 – Vista Alegre – Rio de Janeiro – RJ
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos