Rede Mundial Corpo Bambu realiza ações em diferentes cidades para promover a Arte Corpo Bambu
Crédito da foto: Thaís Mallon
Em abril, aconteceu a Residência Nós No Bambu – Latinoamerica Brasil 2019, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural e comandado pela Cia Nós No Bambu, no DF, onde fica a sede do grupo. A partir dessa residência foi criada a Rede Corpo Bambu, formada por artistas de cinco países (Argentina, Brasil, Costa Rica, México e Peru), que agora no dia 18 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial do Bambu, realizam a sua primeira ação coordenada em diferentes estados e países. Tem performance, circo, bambuteca, oficina, apresentações de bambuzeiros,aula aberta, entre outros. A ideia é promover o desenvolvimento humano e artístico por meio das inúmeras possibilidades da Arte Corpo Bambu – a interação criativa entre corpos humanos e formas de bambu.
Programação
No México, uma jornada de Arte Corpo Bambu acontece no Mercado da Luz de Monterrey. Na programação, circo, bambuteca e mesa de apresentação de projetos intercalado por números circenses coordenado por Cezar Soledad, com a participação dos grupos locais Carpa Verde e Circolectivo.
Poema Mühlenberg, fundadora da Cia Nós No Bambu e coordenadora geral da Residência Nós No Bambu, fará uma ação surpresa na Ilha de Maiorca (Espanha) em parceria com o Circ Bover. Esta ação ocorre durante o período de criação do novo espetáculo da companhia espanhola que também trabalha com cenografias de bambu. Poema estará em Maiorca para dirigir o novo espetáculo do Circ Bover.
A Intrépida Trupe, grupo que é referência no circo e funciona na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, promove a construção de mastros e tripé de bambu, seguida de oficina de Arte Corpo Bambu para os professores da trupe, coordenada por Beth Martins.
No Instituto Entrando em Cena, em Bragança Paulista (SP), Mariana Duarte oferece oficina de montagem de tetraedro, instrumento acrobático de bambu, seguido de pesquisa de movimento com os alunos.
No EcoPátio, em São José dos Campos (SP), Brunieli Ferreira promove o encontro de bambuzeiros em parceria com o Parque de Bambu SP. A programação inclui apresentação dos bambuzeiros e vivência corpo bambu.
Ana Flávia Almeida, uma das fundadoras da Cia Nós No Bambu promove a construção de novos instrumentos acrobáticos de bambu em Alto Paraíso (GO) com alunos e colaboradores. No povoado de São Jorge (GO), Lucila Ruiz realizará uma performance com pirâmides de bambu em parceria com a loja Janelas do Imaginário.
No Circo os Kako, em Taquaruçu (TO), Kadú Oliviê promove vivência de tratamento de bambu na bambuzeria Taquarucirco, em troca artística com o Circo Teatro Palombar (SP).
Já em Quixadá (CE), Gerlídia Tavares traz uma aula aberta com bastões de bambu em espaço público da cidade, com integrantes da Cia Rastro, aberta à participação popular. Outras participações especiais, de grupos, companhias artísticas e coletivos envolvidos com a Arte Corpo Bambu serão convidados e somar-se à proposta.