CursosDestaque

Projetos culturais que queiram melhorar suas comunicações podem participar de mentoria gratuita com Luciana Gandelini

Crédito da foto: Sissy Eiko

Até o dia 12 de junho de 2022, estão abertas as inscrições para a mentoria “Comunicação e construção de narrativas” de projetos e ações culturais, ação que faz parte da programação da edição 2022 do Ciclo de Gestão Cultural (CGC), realizado pelo Programa Oficinas Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis

Com inscrições gratuitas, a mentoria será realizada em formato online pela Plataforma Zoom, portanto podem se inscrever pessoas de todo o Brasil. Serão selecionados 12 (doze) projetos e o resultado da seleção será divulgado no dia 27 de junho de 2022.

A ação é destinada a gestores, produtores, captadores, artistas, agentes e empreendedores culturais e criativos, que tenham interesse em analisar e refletir sobre a forma como comunicam seus projetos e ações culturais, buscando vislumbrar novas possibilidades de construção de narrativas que sejam interessantes, inspiradoras e que transmitam a essência de suas atuações.

A ação será conduzida por Luciana Gandelini (@lucianagandelini), que é jornalista, produtora cultural, assessora de imprensa, criadora de conteúdo e consultora em comunicação. Com vasta experiência nas áreas de cultura, educação e direitos humanos, explora a potência da comunicação e da criatividade para expandir iniciativas que transformam realidades, desenvolvendo conteúdos em multiplataformas para artistas, empresas, organizações e outros tipos de parcerias. Com foco em inteligência cultural, busca na essência dos projetos as inspirações para desenvolver estratégias personalizadas e artesanais que conectem projetos aos seus potenciais públicos.

Os encontros acontecerão no formato virtual, nos dias 14 e 21 de julho, 11 e 18 de agosto, 15 de setembro de 2022 (quintas-feiras), sempre das 19h30 às 22h30.

O Ciclo de Gestão Cultural (CGC) busca colaborar na especialização contínua de agentes culturais, no networking com especialistas, além de identificar atualizações frequentes do mercado e orientar sobre as novas formas de atuação em diferentes contextos e territórios.

Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de projetos culturais e do ambiente em que estão inseridos são alguns dos tópicos abordados em mentorias individuais e coletivas. É o momento de análise e reflexão sobre seus formatos, contextos e decisões, visando passos presentes e futuros.

A Gestão Cultural no Brasil é um grande desafio e, por isso, cada vez mais gestores, produtores e artistas de todo o país precisam de atividades de formação que possam contribuir para o desenvolvimento deste importante setor.

A edição de 2022 do CGC traz como curadores a Karina Poli, doutora em Ciências da Comunicação pela USP, docente do curso de especialização em Gestão Cultural do CELACC-USP e foi pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research, na Queen Mary University of London; e Mateus Sartori, músico, turismólogo, gestor cultural, pós-graduado em Gerente de Cidades (FAAP) e Cultura: Plano e Ação (USP), e atuou na criação das Câmaras Técnicas Regionais de Cultura e Turismo da Região Alto Tietê.

Sobre o Programa Oficinas Culturais

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior através dos festivais FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental, Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas. Na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço

Comunicação e construção de narrativas
Com Luciana Gandelini
Público: gestores, produtores, captadores, artistas, agentes e empreendedores culturais e criativos
Período de inscrições: 10 de maio a 12 de junho de 2022
Seleção: projeto (resumo, objetivos, impactos e desafio atual)
Link para inscrições: clique aquihttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3zDK9F04SA_xX4Fyt-lTFh6e3a8vmP_FSXhPcxvI0ipBTeA/viewform
Resultado da seleção: 27 de junho de 2022 (Serão selecionados até 12 projetos)
Encontros de mentoria: 14 e 21 de julho, 11 e 18 de agosto, 15 de setembro de 2022 (quintas-feiras)
Horário: 19h30 às 22h30
Onde: Plataforma Zoom
Investimento: Grátis

Deixe um comentário