Musical

Projeto OPA apresenta Casulo

Casulo Projeto OPA

O musical CASULO é uma Produção Projeto OPA, com a Colaboração Criativa da Turma de OPISTAS do Processo Criativo 2015.

Durante 5 meses a turma de alunos experimentaram o Programa de Processos Criativos, em que através de estímulos, encontraram o tema “Escravidão” e ao longo do processo juntos foram encontrando caminhos para chegarem até um Roteiro Estímulo que permitiu a criação de Personagens, bem como todo o contexto Histórico e Cênico. Ao passar pelas etapas de Estímulo e Laboratórios, chegaram na fase de Produção Final, onde estão a todo vapor produzindo este Espetáculo CASULO, que além da participação de toda a turma, terão alguns convidados do Teatro Musical que farão parte deste brilhante elenco.

Os Programas de Processo Criativo OPA tem a duração de no mínimo 8 meses, você poderá encontrar mais informações sobre os processo em www.opaprojeto.com.br.

A HISTÓRIA
(Texto: Cler Alcântara – Diretor OPA Projeto)

No tempo em que escravos eram tratados da pior forma possível, trabalhavam de sol a sol, recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade, passando as noites nas senzalas, em meio a tanto sofrimento muitas vidas foram ceifadas.

Eram constantemente castigados fisicamente, pois o açoite era a punição mais comum naquela época.

Em uma pequena Vila chamada CASULO, ficavam as senzalas da fazenda do Coronel Afonso Lisboa, um homem cruel, sem piedade que tinha prazer em maltratar seus escravos. Com sua morte, seu único filho que vivia na capital Afonso Lisboa Jr. vem para a fazenda assumir os negócios de seu pai, que tinha uma grande plantação de cana de açúcar.

Ao chegar lá conhece os escravos da fazenda, porém, ele é um jovem totalmente diferente de seu pai e logo de início já demonstra que não vai agir igual ao Coronel. Mas não será fácil impedir que Josué, o Capataz, maltrate os escravos, especialmente Tina, uma moça que sofreu muito após o Coronel tirar sua filha enquanto estava vivo.

Aqueles escravos viviam seus sofrimentos, sozinhos sem uma chance de experimentar uma transformação, pois eram seres humanos sem esperanças, afinal não tinham direito de pensar, de sonhar, eles não tinham voz na sociedade.

Mas Afonso Jr. chega e lhes apresenta algo que pode transformar seus mundos de sofrimento, tristeza e dor em um mundo de possíveis conquistas e liberdade.

Venha conhecer essa história carregada de verdades em que o tempo jamais vai apagar, e que a luta por acreditar na LIBERDADE e IGUALDADE DE RAÇA nunca deixou de existir.

Dia 28 de Outubro o Casulo vai se romper, e todos ganharão asas para voar.

SERVIÇO

Casulo
Projeto OPA
Dia 28 de outubro de 2015
Quarta, às 20h
Local: Teatro Gazeta
Avenida Paulista, 900 – Bela Vista – São Paulo/SP
Ingressos: Não divulgado (vendas através do e-mail vendas@opaprojeto.com.br)
Informações: contato@opaprojeto.com.br / www.opaprojeto.com.br