Primeira companhia de dança do Complexo do Alemão abre 30 vagas para bailarinos periféricos
Crédito da foto: Divulgação
A Cia. ViDançar, primeira companhia de dança do Complexo do Alemão, abriu 30 vagas para selecionar bailarinos periféricos, a partir de 7 anos. Eles serão escolhidos para os segmentos infantil e jovem da companhia, em duas audições, a serem realizadas no sábado, 22 de março. As inscrições devem ser feitas até a véspera, dia 21, através do preenchimento deste formulário: https://bit.ly/3DnYSmN.
Os candidatos devem estar prontos para mostrar o que sabem na manhã do dia 22, às 9h, na sede do projeto ViDançar (Av. Itaóca, 1975 / sala 201, em Inhaúma, Rio de Janeiro). Todos serão avaliados por uma bancada de peso, que inclui a bailarina clássica Renata Gouveia, a coordenadora pedagógica Flavia Rodrigues e os jovens bailarinos Duda Macedo, Pedro Aguiar e Julio Santiago.
Esta oportunidade é fruto do trabalho incessante da equipe do Projeto ViDançar, que há 15 anos mantém, dentro da favela, oficinas de dança e aulas de preparação técnica para ingresso às escolas profissionalizantes de dança. E também é hora de comemorar essa efeméride.
“Neste 2025 completamos 15 anos de atividades ininterruptas e, pela primeira vez, aprovamos a Cia. ViDançar em um edital da Prefeitura do Rio. Manter uma companhia de dança na favela é um imenso desafio, embora transformador. E abrir as nossas portas para ainda mais jovens periféricos é mais do que uma alegria, é o nosso objetivo maior”, festeja Ellen Serra, idealizadora e CEO do projeto ViDançar.
Primeira companhia de balé no Alemão
Como consequência do forte trabalho de preparação técnica, o projeto ViDançar criou em 2020, em meio à pandemia, a Cia. ViDançar, inicialmente com 20 bailarinos, todos do Complexo do Alemão. Essa primeira formação já passou por oficinas preparatórias e está apto a iniciar uma fase profissionalizante dentro da dança. Abrirá agora oportunidade para bailarinos de outras comunidades.
Esta é a primeira companhia de balé que nasceu no território e, agora, com cinco anos de estudos e ensaios, tem tudo para ganhar o mundo! Em um futuro próximo, a Cia. ViDançar poderá ser reconhecida como um produto cultural carioca, com oportunidades de se apresentar por toda a cidade, pelo país e, inclusive, no exterior.
Quem estará na bancada no dia 22 de março
Renata Gouveia – Bailarina Clássica com mais de 20 anos de experiência como integrante do Corpo de Baile no renomado Theatro Municipal do RJ, durante a direção do artista Etoile Jean Yves Lormeau (Ópera de Paris). Dançou obras como: Giselle, Coppélia, O lago dos Cisnes, O Quebra Nozes, Romeu e Julieta, La Bayadere, Don Quixote, Carmina Burana, entre outros. É professora Certificada Nível 3 em PBT ( Progressing Ballet Technique) na EEDMO Escola Estadual de Danças Maria Olenewa no Rio de Janeiro e no Studio Gouveia Coach. Coreógrafa; Ballet master; Coach e Diretora do Studio Gouveia Coach.
Flavia Rodrigues – Coordenadora Pedagógica e professora de Ballet Clássico na Escola de Dança Alice Arja. Responsável pela aplicação do Sistema de Ensino Alice Arja para diretores e professores na Latinoamérica. Palestrante nos temas Terminologia da Dança Clássica, Técnica de Pré-Ponta e Pontas, História da Dança e Didática na Dança. Representante do Summer Brasil e avaliadora de bailarinos para bolsas no Summer Intensive e Dance Kids, ambos do Sanctuary of the Arts – Miami/USA, e Ensemble Choreographic Training Program – Instituto Coreográfico Interamericano – Miami / EUA.
Duda Macedo – iniciou no ballet aos 5 anos no Projeto Vidançar. Aos 8, ingressou na EEDMO, do Theatro Municipal, onde estudou por seis anos. Formada pelo Studio Gouveia Coaching, participou de festivais nacionais e internacionais, conquistou prêmios e bolsas de estudo em escolas renomadas, como Canada’s National Ballet School e Dance Theatre of Harlem School. Integrou as remontagens de La Bayadère e Don Quixote com o grupo Meraki. Atualmente está na Cia de Ballet Dalal Achcar para a temporada Floresta Amazônica 2025.
Pedro Aguiar – bailarino, professor, ensaiador e coreógrafo com experiência em diversas vertentes como ballet clássico, jazz, dança contemporânea e moderna. Ex-aluno da EEDMO do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, se destaca por sua trajetória premiada em competições no Brasil e no exterior, com participações em eventos como o YAGP nos Estados Unidos e Argentina. Atualmente, contribui para o desenvolvimento de novos talentos no Studio Gouveia Coaching.
Julio Santiago – iniciou seus estudos na EEDMO, escola oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Aprimorou-se no Dance Theatre of Harlem School, em Nova York, e participou de festivais como Youth America Grand Prix Brasil. Atualmente, integra o elenco da Cia de Ballet Dalal Achcar para a temporada Floresta Amazônica 2025 e atua como bailarino profissional e professor no Studio Gouveia Coaching.
Serviço
Audição Cia. ViDançar – 2025
Inscrição: até 21 de março de 2025
Formulário on-line: https://bit.ly/3DnYSmN
Data da audição: 22 de março de 2025
Local: sede do projeto ViDançar
Av. Itaóca, 1975 / sala 201 – Inhaúma, Rio de Janeiro – RJ
Boa sorte!