Performance Parquear Bando faz sessões no Sesc Pinheiros e no Largo da Batata
Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, o Sesc Pinheiros traz mais uma edição do projeto Poéticas da Cidade, caracterizada por intervenções cênicas no Largo da Batata, que dialogam com a poética do asfalto, do cotidiano e do ambiente externo da rua. Integram a programação do projeto as atividades Parquear Bando, da Dança Multiplex (dias 30, 31 e 1º) e Parquear, no dia 2.
Parquear Bando é uma intervenção urbana cujos participantes experimentam a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição. Uma coreografia nômade, múltipla, um itinerário de atravessamentos, conexões, contemplação, respiração, intervenção e composição com os outros, com os lugares. Na praça do Sesc Pinheiros, a atividade ocorre dias 30 e 31 de outubro, terça e quarta-feira, às 19h. No Largo da Batata, a intervenção será dia 1º de novembro, quinta, às 17h. Além dos performers da Dança Multiplex, de Minas Gerais, participam também performers inscritos previamente em processo de seleção aberto.
Já a oficina Parquear, no dia 2 de novembro, sexta, na Praça do Sesc Pinheiros, tem como público alvo as crianças a partir de sete anos com seus pais e/ou acompanhantes. A atividade visa abrir aos participantes a experimentação de algumas ações e materiais propostos na intervenção Parquear Bando. Como age o corpo se é preciso equilibrar um bambu no topo da cabeça? Como se mexer quando se está conectada com os outros? Como virar bicho vestindo tecidos?
Parquear Bando propõe a ocupação e interação em parques, áreas arborizadas e demais espaços públicos das cidades. Caminhar, equilibrar bambus, conectar-se, traçar formas geométricas, pescar sombras, observar, escutar, transformar-se em bichos são algumas das ações da performance.
Sobre o Dança Multiplex
Dança Multiplex é o modo colaborativo das dançarinas e coreógrafas Margô Assis, Renata Ferreira e Thembi Rosa estabelecerem parcerias para a continuidade das suas pesquisas. Desde 2000, as três artistas desenvolvem seus trabalhos apoiando-se mutuamente e em diálogo com artistas de diversas áreas. Em 2013, com o apoio Pró-Cultura do Minc, estrearam “Cada começo é só continuação,” e criaram o site com o histórico de seus trabalhos. Para Parquear convidaram Kênia Dias e formaram um quarteto que, desde 2011, pesquisa intervenções em áreas verdes urbanas, focando-se também no público infantil.
Na temporada Parquear 2014, foram convidadas as dançarinas, Karina Collaço, Heloisa Domingues e Dorothé Depeauw. Realizaram temporadas na Funarte MG, Sesc Pinheiros, Ipiranga, Itaquera, Interlagos, São Carlos em SP, Sesc Palladium (BH), Mostra de Dança XYZ em Brasília, Múltipla Dança em Florianópolis, dentre outras mostras e eventos relacionados a dança. Expandiram a proposta para o Parquear Bando e em cada apresentação abrem uma chamada para que até 20 pessoas passem a integrar o bando e experimentarem juntos essa composição em espaços públicos. Atualmente, Margô Assis, Thembi Rosa e Dorothé Depeauw seguem em continuidade com o Parquear Bando.
Sobre Poéticas da Cidade
Esta é a quinta edição do Poéticas da cidade , projeto do Sesc Pinheiros que prevê ações em diálogo com a poética da rua. A ideia é levar intervenções cênicas aos arredores do Sesc Pinheiros para transformar o cotidiano das pessoas que por ali passam. Em sua edição inaugural, em 2016, o projeto recebeu o Grupo Matula Teatro, com a intervenção Jogos Cortazianos, no Largo da Batata. Desde então foram mais quatro apresentações: a intervenção dos Ciclistas Bonequeiros; Desvio, de Muovere Cia. de Dança Contemporânea; Série Cartocoreográfica de Com o Núcleo Tríade e, por fim, a edição atual com Parquear Bando, da Cia Dança Multiplex
Crédito da foto: Clarissa Guerra
Serviço
Poéticas da Cidade – Parquear Bando
Dança Multiplex
Dias 30 e 31 de outubro de 2018
Terça e quarta, 19h
Local: Praça do Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo – SP
Dia 1º de novembro de 2018
Quinta, 17h
Local: Largo da Batata – Pinheiros, São Paulo – SP
(Em caso de chuva, a intervenção ocorrerá na Praça da Unidade.)
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Oficina: Parquear
Dia 2 de novembro de 2018
Sexta, das 12h às 14h
Local: Praça do Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo – SP
Investimento: Grátis
Classificação: Livre para todos os públicos