Para comemorar ano novo bailarinos organizam festa virtual com foco na dança
Fazer as pessoas se movimentarem por meio da dança em suas próprias casas em um clima descontraído durante a quarentena foi o ponto de partida para que os bailarinos e professores Kathya Godoy e Di Mejía criassem o FESTA EM CASA, uma festa online que reúne pessoas para dançar e cantar, como em uma verdadeira festa entre amigos, mas com um diferencial: a interação. O projeto, que já está na quarta edição, terá uma festa especial, um pré réveillon de três horas de duração (das 21h às 24h), no dia 30 de dezembro batizada de Festa em Casa Online – Pré Réveillon 2021 para dar adeus ao ano velho e comemorar a chegada de 2021.
Sempre com uma temática diferente (Salsa & Merengue, Anos 70 e Anos 80), a cada edição, é criada uma playlist com um DJ no comando do toca-discos. Para animar, os bailarinos e professores ensinam, em alguns momentos, passos básicos de dança em diálogo com o tema da festa. Reunindo mais de 200 pessoas (casais, solteiros, famílias e até grupos), o FESTA EM CASA extrapolou as fronteiras brasileiras e chegou ao Equador e Estados Unidos, já que Di Mejía possui parentes e amigos nos dois países.
A cada festa os participantes também apresentam novidades, como luzes diferentes nos ambientes, roupas temáticas, maquiagem, bebidas e até passos ensaiados previamente. O pré réveillon do FESTA EM CASA promete muita música e dança. Com o tema Festa em Casa Online – Pré Réveillon 2021 a última edição do ano será uma festa para extravasar todas as dificuldades de 2020 com direito a um brinde especial.
Encontros virtuais
Segundo Kathya Godoy, o principal objetivo da festa é a diversão dos participantes e o grande diferencial, a interação. “O FESTA EM CASA acontece por meio do aplicativo de videochamadas Zoom, o que facilita a comunicação entre o público da festa. Brincamos bastante com as telas e vamos colocando as pessoas em evidência, espelhamos vídeos dos participantes, além de proporcionar alguns encontros virtuais”, conta ela.
Já Di Mejía explica que para participar não precisa ser um conhecedor de dança, pois nada é obrigatório. O FESTA EM CASA é dividido em blocos e em cada um os professores e bailarinos apresentam novos figurinos. Nos intervalos vídeos musicais ganham as telas. “E como em toda boa festa, ainda tem o bis no final, o famoso ‘mais um’ antes de acabar”, completa o bailarino.
Ressignificar os espaços
Além do foco na interação, outros diferenciais integram o FESTA EM CASA. O primeiro é o valor do ingresso, que é cobrado pelo ponto de acesso e não pelos participantes. “Já tivemos uma sala cheia de crianças em uma das edições. Em outra estava a família completa”, relata Kathya. O segundo é a seleção musical, que contempla referências de diferentes países, que participam da festa (Brasil, Estados Unidos e Hispanos) proporcionando uma integração de culturas pela música. O terceiro e último é que os dois bailarinos e professores conversam com o público em três diferentes línguas – português, espanhol e inglês.
O professor e bailarino Di Mejía enfatiza as vantagens do ato de dançar. “Sem contar todos os benefícios que a dança traz ao corpo, ela também pode ser terapêutica, uma vez que libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro, que ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria”, esclarece ele.
Para Kathya Godoy, as festas online trazem um sentimento de conforto, além de ressignificar os espaços das pessoas nesse período de isolamento social. “Somos seres sociais e precisamos do contato com outros indivíduos. Não podemos esquecer, que apesar de separados estamos vivos e precisamos celebrar a vida com muita energia. Durante as quatro edições fui notando como as festas tiram as pessoas de suas rotinas”.
Sobre Kathya Godoy
Bailarina e coreógrafa, graduada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação, Kathya é diretora artística das companhias Encenna, do Tuca – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e IAdança, da Unesp – Universidade Estadual Paulista, além do Coletivo Híbidro, que criou em 2019. Atualmente leciona como professora aposentada colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp – Universidade Estadual Paulista. Assessora científica de agências de fomento como FAPESP e CNPq, é autora de livros e ensino e metodologias de pesquisa e materiais pedagógicos nas áreas de Educação e Artes. Fundou a PerformArte – Artes Cênicas e Ensino de Dança na qual atua como produtora executiva na área de formação de educadores, assessorias para instituições culturais e educacionais e cursos livres.
Sobre Di Mejía
Com formação em licenciatura em Dança, Di Mejía é um artista das artes cênicas: dança, teatro e palhaçaria. Participou de importantes companhias, como São Paulo Companhia de Dança (SPCD/SP), Balé do Teatro Guaíra (PR) e DeAnima Ballet Contemporâneo (RJ). Representou o Brasil no Festival Internacional de Dança de Miami, além de atuar em peças de teatro infantil, adulto e musicais da Broadway. Esteve na telona em curtas e longa metragens, óperas e operetas (SP/RJ) como perfomer, assinando diversas coreografias. Nesse momento pertence à Cia Druw (SP), com direção de Miriam Druwe, e Coletivo Híbrido, sob direção de Kathya Godoy, realizando pesquisa e produção de propostas cênicas de performance, dança e comicidade.
Serviço
Festa em Casa Online – Pré Réveillon 2021
Com Kathya Godoy e Di Mejía.
Dia 30 de dezembro 2020
Quarta-feira, das 21h às 24h.
Ingressos: R$ 25,00 no site performarte.com.br.
Classificação etária: Livre.