A oficina Dança para todos os Corpos apresenta CORPO OCO, dia 21 de maio de 2019 às 19h no Teatro Sérgio Cardoso. Com direção de Marcos Abranches, o espetáculo aborda as relações entre as pessoas e das pessoas com a vida. As cenas são resultado dos exercícios diários de consciência corporal do grupo, que unem desde experimentação de vivências cotidianas até a descoberta de novos movimentos e sentimentos.
“Com um processo de criação coletivo desenvolvido em dois meses e meio, chegamos a CORPO OCO. Um espetáculo formado por pessoas que vieram de diferentes lugares, têm histórias variadas, idades e corpos distintos. Nós descobrimos que na dança podemos ser um. Uma só potência. Uma só conexão. Um só corpo”, diz Cacá Fonseca, integrante do espetáculo.
Entre as inspirações para a montagem final estão os ensinamentos e músicas das apresentações de Pina Bausch, componentes do Expressionismo Alemão e lições de Francis Bacon que fazem parte do campo de estudos de Marcos Abranches.
“Para abordar a relação entre dança e diferença, proponho discutir alguns problemas da representação e as permanências que essa abordagem traz para o cenário da dança e, para essa finalidade, inicio por alguns processos de ‘mediatização’ da diferença. Partindo do princípio da identidade – vista como conceito indeterminado –, esta tem o papel de reconciliar a diferença e relacioná-la ao conceito em geral. Como a diferença é vista na negatividade, trata-se, também, de estabelecer um ‘momento feliz’. Nas palavras de Deleuze ‘a diferença deve sair da caverna e deixar de ser o monstro’, ou só deve permanecer como monstro aquilo que se desvincula do ‘momento feliz’”, diz o diretor da apresentação.
“Para mim o curso foi uma descoberta. Aprendi muito com os colegas, com os exercícios e com o professor, que por si só é uma grande lição”, conta a integrante Larissa Costa.
“Em CORPO OCO o corpo se apropria do verbo e afirma que bravos são os corpos que recuperam sua liberdade, pois depois de livres são julgados como rebeldes, marginais, sem forma, influentes. Quando, na verdade, apenas são”, depoimento da aluna Nana Gonzales.
Com duração de 40 minutos, o público vai se emocionar com movimentos de leves, animalescos, pacíficos ou rudes, além de se deliciar com poesia e música.
“Aos nossos inspiradores Marcos Abranches e Rodrigo Alcântara, que tem o coração na dança e a dança no coração. Nosso muito obrigado à SP Escola de Teatro e ao Teatro Sérgio Cardoso por nos proporcionar esse encontro”, finaliza Cacá Fonseca.
Ficha Técnica
Direção: Marcos Abranches
Assistente: Rodrigo Alcântara
Iluminação: Fernanda Guedella
Sonoplastia: Pedro Borelli
Fotografia: Rafael Costa
Arte e divulgação: Larissa Costa
Integrantes/ alunos: Thais Vas, Juliana Gonzalez, Monica Vigna, Wellington Sergio, Carolina Petrucci, Larissa Costa Mendes, Gabriel Adorno, Cacá Fonseca, Simone Heitor, Paula Valéria Andrade, Victória Ribeiro Ferreira e Gislaine Carolina.
Crédito da foto: Rafael Costa
Serviço
CORPO OCO
Oficina Dança para todos os Corpos
Dia 21 de maio de 2019
Terça, às 19h
Local: Teatro Sérgio Cardoso
R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo
Ingresso: Grátis
Duração: 40 minutos
Classificação: 18 anos
Mais informações em http://bit.ly/2H7YIQk