Crédito da foto: Pablo Araripe
Após quase dois anos sem contato direto com o público, os aprendizes que integram o Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico de formação e experimentação em dança, que faz parte do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, terminarão o ano realizando apresentações presenciais.
Em novembro, o Núcleo Luz realiza a 6ª edição da Mostra Experimental de Dança em que apresenta os trabalhos de conclusão de curso de aprendizes do Ciclo II (2019 – 2021). Os solos autorais dos aprendizes serão apresentados em temporada presencial na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com apresentações gratuitas nos dias 18, 19, 20 e 25, 26, 27 de novembro, quintas e sextas, às 19h, e sábados, às 18h, para plateias de aproximadamente 60 pessoas.
Os trabalhos coreografados foram apresentados ao vivo pelo YouTube para o público durante a 1ª Mostra Virtual de Dança, realizada entre setembro e outubro deste ano, uma iniciativa inédita nos 14 anos do projeto e que contou com a apresentação de 29 solos autorais.
“Estivemos juntos em uma profunda jornada de aprendizados, atravessada por uma pandemia que impactou a todos nós. Esta turma do Ciclo II enfrentou momentos difíceis e desafiadores como o afastamento social, a migração dos processos artísticos e pedagógicos para o virtual, a invenção de novos meios para manter vínculos e afetos e alguma sanidade”, conta Chris Belluomini, diretora artístico-pedagógica do Núcleo Luz.
Os trabalhos dos aprendizes do curso de formação revelam inquietações, manifestos e memórias, além de todas as afetações da experiência pandêmica, resultando em uma mostra de dança eclética, com múltiplos olhares, poéticas e sentidos.
“Tudo isso torna este momento mais especial, pois eles estão novamente diante do público, com a possibilidade de partilha presencial e do contato humano tão fundamental para que se estabeleçam trocas sensíveis. É definitivamente uma celebração”, comenta a diretora artístico-pedagógica Chris Belluomini.
Quem quiser assistir as apresentações presencialmente precisa reservar o nome na lista a partir do dia 15 de novembro pelo e-mail nucleoluz@fabricasdecultura.org.br. A reserva ficará disponível até a sessão atingir lotação máxima.
SOBRE O NÚCLEO LUZ
Criado em 2007 como parte integrante do Programa Fábricas de Cultura, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico de experimentação e formação na linguagem da dança voltado para jovens de baixa renda com idades entre 14 e 24 anos. Sob direção artístico-pedagógica de Chris Belluomini, o Núcleo Luz proporciona aos aprendizes atividades de corpo – contemporâneo, clássico, danças africanas, capoeira, moderno, danças urbanas, processos criativos, dentre outras – em interface com demais linguagens e integradas a atividades interdisciplinares, a fim de promover a sensibilização artística e a ampliação do universo cultural. O projeto é gratuito e oferece ajuda de custo para os jovens matriculados.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Serviço
6ª Mostra Experimental de Dança Núcleo Luz
Dias 18, 19, 20 e 25, 26, 27 de novembro de 2021
Quintas e sextas, às 19h, e sábados, às 18h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP
Ingresso: Entrada gratuita mediante agendamento prévio e nome na lista.
– Agendamentos via e-mail nucleoluz@fabricasdecultura.org.br a partir de 15 de novembro de 2021.
Capacidade: 60 lugares (sujeito à lotação).
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
*Protocolos de controle da pandemia de Covid-19 seguem praticados. A capacidade de público está sujeita às medidas de biossegurança vigentes. Obrigatório uso de máscara. Mais informações no site do Núcleo Luz.