Alguns músicos árabes se tornaram referência nas escolhas de músicas para bailarinas de dança do ventre, Abdel Halim Hafez é o Rouxinol da música Árabe. Ele que é um artista completo também é ator, professor de música e homem de negócios. Chegou a produzir para o cinema e é referência na música árabe.
O rouxinol
Abdel é considerado uma escolha fundamental na música árabe moderna. Ele contou com a ajuda de Mohamed Abdel Wahab com influências para o seu estilo: a música romântica. Ele é um dos músicos árabes que são referências em Mawal – canto árabe. Muitas bailarinas sugerem uma leitura de suas músicas em um tom refinado.
Isso significa respeitar o sentimento do músico em sua letra. Uma leitura completa da obra. Entender o que foi pensado e continuar passando de tempos em tempos por bailarinas. O canal Rosas do Cairo preparou um vídeo com 10 músicas para bailarinas de dança do ventre. Vale a pena conferir pois conta também com uma breve interpretação da letra/ significado.
Uma curiosidade do músico que ele é referência em música romântica é de que em vida ele nunca foi casado. Se apaixonou apenas uma vez na adolescência, mas a moça faleceu. Dizem quem Qariat al Finjen foi uma homenagem a esse amor. Como grande parte de suas músicas o amor era impossível. A tristeza batia em sua porta dia após dia. Para os apaixonados em estilo sofrencia esse músico é o perfeito.
Suas músicas são repletas de novos significados em melodia tanto dos instrumentos quanto da voz do músico (melodia). Ótimos guias para a bailarina de dança do ventre. Vale a pena sempre estudar a letra da música para compor uma coreografia de Abdel Halim. Assim evita situações constrangedoras em frente de árabes que dominam o idioma, por exemplo. Eles esperam uma leitura de dança fiel a música e o sentimento dela.
Randa Kamel que é uma bailarina egípcia já citada por aqui e quem costuma dançar as músicas de Abdel Halim. Ela é um excelente exemplo de interpretação a ser alcançada com as músicas. Acompanha de gestual, movimentos combinados com ritmo e melodia. A morte de Abdel Halim Hafez foi de uma parasita transmitido em água (esquistossomose) o que causou comas e lhe causou a morte aos 47 anos de idade.
MUNDO ÁRABE COM KELLY ORIANAH
QUEM ESCREVE: Kelly Orianah é Pós Graduada em Dança e Consciência Corporal e Técnica em Dança. Diretora e Professora da Escola Rosas do Cairo. Conheça mais em: www.rosasdocairo.com.