Uma das mais consagradas companhias do país, a Cisne Negro Cia. de Dança, busca o equilíbrio entre a inovação e a tradição, dançando um repertório rico, original e diversificado. Para honrar esta filosofia, apresenta o tradicional ballet natalino, O Quebra-Nozes.
O Quebra-Nozes, um clássico de Tchaikovsky, é uma obra prima repleta de fantasia e romantismo, que emociona pessoas de todas as idades.
O espetáculo mostra as colorações e nuanças criadas por Tchaikovsky em uma adaptação francesa de um trecho do conto Nusskracker uns Mauserkonnig – “O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos” – de Hoffman.
Solistas convidados
06 a 10 de dezembro
Márcia Jaqueline – 1ª Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Denis Vieira – Solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
11 a 16 de dezembro
Federico Fernandes – 1º Bailarino do Teatro Colón – Buenos Aires
Larisa Hominal – Solista do Ballet Estável Argentino, La Plata
Cisne Negro Cia de Dança
Considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, dentro da filosofia da Cisne Negro encontram-se a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza.
A companhia nasceu de uma circunstância especial: sua diretora artística, Hulda Bittencourt, juntou as alunas do já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP).
A aproximação desses dois universos deu ao grupo sua principal característica: uma dança espontânea, energética, viril e de grande qualidade técnica e artística. Uma dança laureada por diversos prêmios.
Os trabalhos da companhia inserem-se dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental, e conseqüentemente, desde o início, a companhia trabalha com coreógrafos inovadores e jovens.
Dentre eles se destacam Vasco Wellencamp (Portugal), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Janet Smith e Mark Baldwin (Inglaterra), Ana Maria DaMondini, Antonio Gomes, Dany Bittencourt, Denise Namura, Tíndaro Silvano, Mário Nascimento e Rui Moreira (Brasil), Júlio Lopes e Luis Arrieta (Argentina), Michael Bugdahn (Alemanha), Victor Navarro (Espanha) e Itzik Galili (Israel), Peter de Ruiter e Eva Villanueva (Holanda). Os trabalhos da Cisne Negro foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, África do Sul, Chile e Tailândia, o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, um trabalho construído com profissionalismo e paixão.
Sucesso de crítica e de público, em 2012 o grupo comemora 35 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronto para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta.
SERVIÇO
O Quebra-Nozes
Cisne Negro Cia. de Dança
Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – SP
De 06 a 16 de dezembro de 2012, segunda a quinta-feira, 21h; sexta, às 21h30; sábado às 17h e 21h e domingo, às 16h e 19h
Ingressos: Plateia inferior : R$ 100, Plateia superior: R$ 60
– No dia 11 de dezembro os ingressos serão subsidiados pela Prefeitura da Cidade de São Paulo e terão 50% de desconto.
Classificação: Maiores de 5 anos.
Duração: 120 minutos.