Para você que pratica dança como aluno/ profissional e está em busca de melhorar a qualidade técnica e performance é importante entender o poder do Yoga na Dança Tribal (Fusion). Este artigo irá te mostrar os benefícios, curiosidades e como aplicar na sua rotina.
O Poder do Yoga
A prática milenar é um exercício que busca o relaxamento e um excelente condicionamento físico. Ao longo dos muitos anos vários textos foram perdidos e muitos acontecimentos não foram registrados. Hoje em dia é difícil reunir informações precisas e consistentes para falar de história e evolução do Yoga.
O que se pode dizer é que Yoga tem uma forte ligação com a história da Índia. De acordo com Pedro Kupfer “O Yoga nasce a partir da compreensão das manifestações externas da Natureza e suas influências subjetivas sobre a consciência humana”
É considerada atualmente como uma abordagem somática, pois se preocupa com entendimento de corpo/mente no momento de execução. A pessoa começa a olhar para si e se perceber por meio dos comandos específicos, na observação da sua respiração e de posturas. Yoga é união e se baseia na busca de autoconhecimento, descoberta e superação.
O resultado do hábito constante é rápido e há diminuição de dores, de ansiedade e no aumento de força e flexibilidade. Como a prática é consciente há uma redução no risco de lesões para quem dança, por exemplo. E há menor relato de doenças crônicas por quem se dedica diariamente.
Yoga na Dança Tribal (Fusion)
O bailarino pode se aprofundar nas Asanas que são as posturas, a Pranayamas a respiração e nas técnicas de meditação. São muitas variações de tipos dentro da pratica da Yoga e qual delas praticar? Vinyasa Yoga, Viniyoga e a Hatha Yoga são indicadas para bailarinos de Dança Tribal (Fusion).
Bailarinas importantes como Rachel Brice e Ariellah em seus DVDS didáticos como ‘Serpetine“, “Tribal Fusion Bellydance” e em suas aulas/workshops adicionam Yoga como ferramenta auxiliar no ganho de força, melhora de movimento e aumento de flexibilidade.
Conheça mais sobre a bailarina Rachel Brice na Análise Técnica produzida pelo canal Rosas do Cairo. Uma curiosidade da Rachel é que ela é formada em Viniyoga pelo instituto de Viniyoga da America. Ela adapta a pratica para quem pratica “Bellydance” que é a dança do ventre.
O controle muscular que Yoga proporciona ajuda na precisão de movimentos sinuosos muito utilizados na dança do ventre/ Dança Tribal (Fusion) como os oitos, os redondos e as ondulações. A consciência corporal amplia as dimensões e também causam relaxamento e sensações de bem estar na praticante. Pode-se praticar Yoga em casa, em uma academia, ao ar livre e até mesmo no trabalho. Não tem desculpa para não praticar.
MUNDO ÁRABE COM KELLY ORIANAH
QUEM ESCREVE: Kelly Orianah é Pós Graduada em Dança e Consciência Corporal e Técnica em Dança. Diretora e Professora da Escola Rosas do Cairo. Conheça mais em: www.rosasdocairo.com.