No início dos anos 80, o ballet do Teatro Guaíra (PR) arrebatou milhares de espectadores em todo o país com a turnê de ‘O Grande Circo Místico’, espetáculo que apresentou um relicário de canções inéditas, assinadas por Edu Lobo e Chico Buarque a partir do poema ‘A Túnica Inconsútil’, de Jorge de Lima. Mais de três décadas depois, temas como ‘Ciranda da Bailarina’, ‘A História de Lily Braun’ e ‘Beatriz’ estarão de volta ao palco em um formato inédito: o de teatro musical.
Os dramaturgos Newton Moreno (‘As Centenárias’, ‘Jacinta’, ‘Agreste’, ‘Maria do Caritó’) e Alessandro Toller criaram a dramaturgia e João Fonseca (‘Tim Maia’, ‘Cazuza’) dirige a montagem, com estreia marcada para dia 1 de maio no Theatro Net Rio. A idealização do projeto é da atriz Isabel Lobo, em parceria com a produtora Maria Siman, da Primeira Pagina Produções Culturais ( ‘Ensina-me a Viver’, ‘Maria do caritó’, ‘Incêndios’).
Inspirado pelo universo original do poema, os autores criaram uma nova história, ao retratar a improvável história de amor entre Frederico, um aristocrata, e Beatriz, a bailarina de um circo. Dois jovens talentos darão vida ao casal principal: Leticia Colin, estrela de ‘Hair’, ‘Como Vencer na Vida Sem Fazer Força’ e ‘O Despertar da Primavera’, e Gabriel Stauffer, nova aposta de João Fonseca. O tarimbado Fernando Eiras assume a figura do administrador do circo, enquanto Isabel Lobo interpreta a vilã Charlote, noiva renegada de Frederico. Ana Baird (Mulher Barbada) e Reiner Tenente (Clown) completam o sexteto protagonista. Ao todo, estarão em cena 17 atores e cinco músicos.
Com o aval de Edu & Chico, Newton e Alessandro tiveram total liberdade para criar novos conflitos, personagens e situações – como uma guerra, que mudará o rumo de toda a história e não aparecia no espetáculo de dança e no poema original.
‘Eles criaram um melodrama típico de circo para falar exatamente sobre o circo. O estilo circense não foi somente uma linguagem encontrada para contar a história. O circo aqui é a essência, é a história. A guerra aparece como seu oposto’, analisa João Fonseca.
Na trama, Frederico (Gabriel Stauffer) é obrigado a servir como médico do exército, deixando de lado a iminência de um casamento com Charlote (Isabel Lobo) e a avassaladora paixão por Beatriz (Leticia Colin). Enquanto o conflito – com seus mortos e feridos – avança, o circo é ameaçado e precisa lutar para evitar sua extinção.
‘O mais difícil foi fazer com quem as músicas, todas lindas e muito complexas, tivessem função dramática. Elas aparecem na dramaturgia de forma orgânica, complementando o texto falado’, revela o diretor. Para dar conta da estrutura dramática, João, Newton e Alessandro pinçaram outras quatro canções da mítica parceria de Chico & Edu. ‘Abandono’, ‘Valsa Brasileira’, ‘Salmo’ e ‘Acalanto’ foram incluídas no roteiro, todas com arranjos renovados do diretor musical Ernani Maletta.
‘As canções tem uma dramaticidade incrível. O grande desafio é trabalhar com letras que dizem muito sobre a história e as personagens’, diz Ernani, cujo currículo abrange uma série de trabalhos com o Grupo Galpão e o diretor Gabriel Vilella. Os temas serão executados ao vivo por um grupo de cinco músicos e alguns instrumentos também serão tocados pelos próprios atores em cena.
SERVIÇO
O Grande Circo Místico
Theatro NET Rio
Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22031-071
Temporada a partir de 1º de maio de 2014
Quinta e sexta, às 21h, sábado, às 21h30, domingo, às 20h
Ingressos: R$ 100,00 a R$ 150,00 (inteiras)
Vendas on-line: Ingresso Rápido
Classificação: 12 anos
Duração: 150 min (incluindo intervalo de 15 min)