O Pará ganha um novo festival, o Dança Carajás – Festival, que acontecerá pela primeira vez em 2023. Com um foco na dança, o evento será sediado em Parauapebas e promete oferecer uma experiência única para artistas, coreógrafos e outros profissionais da dança. A expectativa é que o festival conte com apresentações de diversos estilos, desde balé clássico até as tradições da dança no Pará. O festival será uma oportunidade única para artistas e coreógrafos mostrarem seu trabalho e promover o crescimento da comunidade de bailarinos no Pará.
O festival será realizado de 20 a 24 de setembro, e tem como objetivo incentivar a arte da dança, além disso, ao longo do festival serão realizadas oficinas e workshops de dança, incentivando as pessoas a participarem e aprenderem sobre a arte.
Quem pode participar do festival?
O festival de dança é um projeto inovador e acessível para todas as pessoas do estado do Pará, independentemente de seu gênero, idade, status social e outras características. Está dividido em quatro categorias: Baby Class (até 4 anos), Infantil (de 5 a 12 anos), Juvenil (de 13 a 18 anos) e Adulto (acima de 18 anos) e diversas modalidades. Sejam quais forem as suas habilidades na dança, temos o seu lugar no festival.
O evento trará toda uma preocupação com o tema Acessibilidade, trazendo tradutores de Libras, monitores em todas as atividades e também disponibilizará legendas automáticas para todas as apresentações. Tudo isso para que todos os participantes possam desfrutar do festival de forma acessível e segura.
O site oficial possui tradução em libras www.dancacarajas.com.br.
Programação:
O festival terá em sua programação, mostra competitiva, oficinas, palestras, premiações em dinheiro e bolsas de estudos no Brasil e exterior.
Em breve será lançado o regulamento com mais detalhes, e você pode acompanhar as novidades no instagram do festival – @dancacarajas.
Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu durante uma reunião promovida por Jarbas Alves, diretor-geral do Dança Carajás – Festival. O festival tem o objetivo de unir o sul e o sudeste do estado do Pará, além de proporcionar a oportunidade de expressão de artistas locais. Esta é uma oportunidade para artistas e espectadores se conectarem com o legado cultural da região. Durante o evento, haverá oficinas e competições de dança para aproveitar ao máximo a oportunidade de participar de um evento de proporções tão grandes.
A importância deste evento reside na conexão que estabelece entre artistas locais e a região. Jarbas Alves afirmou ainda que “o festival é uma forma de apoiar e aprimorar as tradições locais ao mesmo tempo em que proporciona à população acesso e reconhecimento ao circuito nacional de dança”. O objetivo é promover o crescimento da região, através de sua cultura, de forma sustentável. O festival Dança Carajás pode ser uma boa oportunidade para o desenvolvimento da região, por meio da valorização e da promoção de artistas locais.