O Animal Mais Forte do Mundo, por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
O espetáculo, que propõe algumas questões sobre o lugar do forte e da força da sobrevivência, é a sétima obra criada por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira e segunda parte da trilogia que teve início em 2008 com “O Nome Científico da Formiga”. Nesta obra, foram reunidas 1800 fotos dos processos de criação que resultaram nas obras anteriores do seu repertório. São imagens de “Somtir” (2003), “Outras Formas” (2004), “Como?” (2005) e “Clandestino” (2006), que foram retrabalhadas com a proposta de reciclar os materiais originais destas coreografias em uma nova colagem, com foco na exploração dos volumes para os movimentos. O espetáculo buscou dar mais visibilidade para as danças da cultura popular que povoam a sua pesquisa de linguagem. Há uma brincadeira intencional com a cultura popular de esconde-e-aparece que está presente na trilha, na coreografia, e no figurino.
A obra conta com a colaboração de Juliana Augusta Vieira na iluminação e figurinos. Nela, aprofunda a sua pesquisa sobre iluminação cenográfica para dança.
“O Animal Mais Forte do Mundo” foi a segunda etapa do processo de pesquisa com fotografias que possui uma versão.2, apresentado no Panorama Festival/RJ e considerado pela Folha de São Paulo um dos melhores espetáculos do ano. Com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança, sua pesquisa recebeu Prêmio Klauss Vianna. O espetáculo estreou no Teatro do SESC Vila Mariana em março de 2009.
Ficha Técnica
Direção artística, pesquisa, coreografia e preparação corporal: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.
Elenco colaborador: Patricia Aockio, Luiz Anastácio, Beto Madureira, Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira.
SERVIÇO
O Animal Mais Forte do Mundo
SESC Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000, Belenzinho – São Paulo, 03303-000
Dias 11 e 12 de 2013
Quinta e sexta, às 21h
Ingressos: de R$ 6,00 a R$ 24,00
Classificação: Livre para todos os públicos
Duração: 45 minutos