Ícone do site Agenda de Dança

Núcleo de Dança e Performance Marcos Sobrinho estreia “Prelúdio”, preâmbulo para um outro Rito de Carnaval

Prelúdio

Como um poema sonoro criado por uma bateria de escola de samba, Prelúdio lança um breve olhar sobre a experiência visual de Arthur Omar no livro “Antropologia da Face Gloriosa”, que retrata o êxtase do Carnaval brasileiro.

Prenunciando o Carnaval, o Núcleo de Dança e Performance Marcos Sobrinho apresenta Prelúdio, criação coreográfica voltada para a busca de um novo recorte ou esboço de imagens que atravessam o rito do carnaval, em duas curtas temporadas: a estreia acontece de 15 a 18 de fevereiro (quarta a sábado, sempre às 19h), no Centro de Referência da Dança, e, na semana que antecede o Carnaval, de 21 a 24 (terça a sexta, às 20h), na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Nos dois espaços, a entrada é gratuita.

Prelúdio se apropria da música como elemento provocador suscitando movimentos possíveis de serem configurados como memórias de um corpo que, mesmo incondicionalmente universal, carrega nos gestos clara brasilidade. São corpos sonoros que aparecem e se re-atualizam continuamente, ao mesmo tempo em que carregam a ideia do inadaptável.

Os campos de atravessamentos da imagem e da poesia – uma constante nas criações do Núcleo – foram importantes para a escolha, como inspiração poética, do trabalho do múltiplo artista Arthur Omar, “Antropologia da Face Gloriosa”, série de fotos que capta o delírio carnavalesco brasileiro estampado nas faces dos foliões nas ruas. “Em nosso fazer artístico percebemos que a dramaturgia se reconhece cada vez mais como poesia visual e, a cada performance, trilhamos outros caminhos para rever nossos vocabulários corporais e instaurar novos sentidos. Corpo-poema que abre espaço para novos desafios e novas aparições-imagens”, observa Marcos Sobrinho, diretor da companhia.

Ao lado dele, estão na cena, também como intérpretes criadores, Paulo Henrique Alves e Rúbia Braga. As intervenções dramatúrgicas são de Talita Alcalá Vinagre; Tereza Monteiro assina o figurino; Rafael Petri responde pelo desenho de luz e Teo Ponciano pela criação de som.

O trabalho integra projeto contemplado pelo 19º edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Concepção e Direção e Coordenação Geral: Marcos Sobrinho
Intérpretes criadores: Marcos Sobrinho, Paulo Henrique Alves e Rúbia Braga
Intervenções dramatúrgicas: Talita Alcalá Vinagre
Figurino: Tereza Monteiro
Criação Luz: Rafael Petri
Criação Som: Teo Ponciano
Produção: Rafael Petri (MoviCena Produções)

Um pouco de Marcos Sobrinho

Natural de Aracaju – SE. Bailarino formado em Dança Clássica, estudou na Escola de Ballet Clássico Maria Olenewa (Rio de Janeiro – RJ) e na Ècole de Danse du Marais (Paris – França). Sua formação em Dança Contemporânea foi na Folkwang Schule em Essen e na Die Werkstatte Düsseldorf, ambas na Alemanha. É Graduado em Artes Cênicas pela UniverCidade no Rio de Janeiro – RJ.

Trabalhos anteriores: “Trajetórias Invisíveis” (2016); “Outros Poemas” (2015); “Poemas Breves” e “Um poema para Carmen” (2013/2014); “O Baile ou entre imagens e não lugares” (2011/2012); “Dedicate” (2010), “O Ilha” (2007/2008) e “El Puerto” (2006/2007).

SERVIÇO

Prelúdio
Núcleo Marcos Sobrinho de Dança e Performance
De 15 a 18 de fevereiro
Quarta a sábado, às 19h
Local: Centro de Referência da Dança
Baixos do Viaduto do Chá, s/nº – Centro – São Paulo/SP
(ao lado do Theatro Municipal – próximo às estações Anhangabau, São Bento e República do Metro
Ingresso: Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Informações: (11) 3214-3249
Lotação: 70 lugares
Duração: 50 min
Classificação: 14 anos
http://www.crdsp.com.br/ ou
https://www.facebook.com/centrodereferenciadadancasp/?fref=ts

De 21 a 24 de fevereiro de 2017
Terça a sexta, às 20h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis (retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Informações: (11) 3222-2662
Lotação: 30 lugares
Duração: 50 min
Classificação: 14 anos
http://estadodacultura.sp.gov.br/evento/6739/

Sair da versão mobile