Crédito da foto: Mônica Cardim
“Acordar o Chão: dramaturgias em danças contemporâneas negras”, livro lançado agora pela Nave Gris Cia. Cênica, nasceu de um projeto maior, “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão”, contemplado pela 27º Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, que previa, além de apresentações do espetáculo A-VÓS e da videodança Corredeira, uma série de ações (per)formativas, cujo objetivo era ampliar a atuação da Nave Gris Cia. Cênica para além dos palcos, propondo reflexões sobre fazeres artísticos que permeiam e entrecruzam os caminhos da dança.
O público pode acompanhar o lançamento com a participação dos(as) artistas-autores(as) no dia 25 de agosto, quarta-feira, às 20h, pelo canal do YouTube do grupo. Nessa conversa virtual, a direção artística da Nave Gris media a conversa sobre os tópicos do livro e a participação dos artistas. “Este evento é uma celebração que marca o encerramento do projeto e, ao mesmo tempo, busca difundir sua memória, trazendo o registro de importantes discussões e reflexões produzidas durante algumas das atividades realizadas pela Nave Gris. Acreditamos que o livro contribuirá para o debate sobre dramaturgias negras, em especial na dança,” dizem Kanzelumuka e Murilo De Paula, organizadores da publicação.
A edição, que estará disponível no site do grupo (www.navegris.com.br), surgiu a partir da atividade “Dramaturgias em Danças Contemporâneas Negras – Gira de Debate”, com os(as) artistas e pesquisadores(as) Carmen Luz, Kleber Lourenço e Renata Kabilaewatala, e da palestra “As relações cinema-dança-videodança”, também com Carmen Luz.
No livro, as discussões foram transformadas em textos e trazem ao público abordagens sobre dramaturgia, iluminação, som, danças contemporâneas negras e como esses conceitos se dão em nossos dias e sua relação com a história e a dança. “Reconhecemos nessas falas públicas a pertinência na elaboração de um pensamento crítico e poético sobre as dramaturgias produzidas para a dança e, mais especificamente, para danças feitas por artistas negros(as)(es), enraizadas e referenciadas nas culturas afrodiaspóricas e ameríndias, o que nos inspirou e instigou a organizar esta publicação”, afirmam Kanzelumuka e Murilo De Paula na apresentação do livro.
O livro ainda traz outros dois ensaios com foco na dramaturgia dos espetáculos da Nave Gris: um escrito pelos diretores artísticos da companhia, Kanzelumuka e Murilo De Paula, abordando as construções e as escolhas em seus processos criativos; o outro, traz os olhares do iluminador e técnico de luz Diogo Cardoso em parceria com a técnica de som Viviane Barbosa, sobre como tratam dessas artes invisíveis da cena, abordando seus sentidos e contribuições na narrativa.
A edição conta com prefácio e posfácio de Deise de Brito e Fredyson Cunha, artistas parceiros da companhia, além de pesquisadores e professores. Suas observações trazem novos olhares sobre os caminhos e fazeres da Nave Gris.
A publicação será lançada em 25 agosto de 2021 ao vivo através do canal do Youtube da Nave Gris e disponibilizada gratuitamente para o público em geral no site http://navegris.com.br/.
Sobre a Nave Gris Cia Cênica:
A Nave Gris Cia Cênica, dirigida por Kanzelumuka e Murilo De Paula, dedica-se à pesquisa e desenvolvimento da cena como campo de pluralidade, espaço expandido e limiar entre dança e teatro. As culturas afro-brasileiras e ameríndias estão presentes no trabalho da companhia como motores na pesquisa e produção artística. A Companhia foi contemplada com o Prêmio Denilto Gomes (Projeto de Dança) pelo II Encontro Mulheres Negras na Dança, também foi indicado ao APCA Dança 2017 na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Com o espetáculo A-VÓS, um dos melhores espetáculos de dança de 2018 pelo júri do Guia Folha de São Paulo, foi indicada ao APCA 2018 na categoria Espetáculo/Estreia.
Serviços
Lançamento de livro digital Acordar o Chão: dramaturgias em danças contemporâneas negras
Nave Gris Cia. Cênica
Dia 25 de agosto de 2021
Quarta, às 20h
Local: Canal do YouTube da Nave Gris (https://www.youtube.com/c/NaveGrisCiaCênica)