DestaqueNotícias

Nave Gris abre inscrições para os Encontros (per)Formativos com Paula Salles e Kleber Lourenço

Crédito da foto: Mônica Cardim

A Nave Gris inaugura suas atividades em 2021 com o chamamento para artistas da dança e do teatro interessados em participar dos Encontros (per)Formativos com Kleber Lourenço e Paula Salles. As inscrições acontecem entre os dias 12 e 27 de janeiro através do site http://navegris.com.br/ e a divulgação dos(as) (es) selecionados (as) (es) será dia 1° de fevereiro.

Projeto realizado com apoio do 27º Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura, os seis nomes escolhidos devem participar de um trabalho técnico-criativo durante três meses.

A Nave Gris acredita que é fundamental, em sua prática artística, o trabalho em parceria com artistas convidas(os)(es), criando territórios de fricção em que as diferenças e as afinidades estéticas e técnicas tornam-se procedimentos de criação e matéria poética. Esses Encontros tem o intuito de partilhar o cotidiano do trabalho do grupo com outras(es)(os) artistas da cena. Mais do que um workshop, esses Encontros buscam ser um espaço de aprimoramento técnico e partilha entre os(as)(es) participantes.

O conteúdo dos Encontros (per)Formativos são articulados entre si e acontecem às terças e quintas-feiras.

“Dança contemporânea: O movimento atravessado”, com Paula Salles

Aprimorar e ampliar as habilidades técnicas-criativas do dançarino a partir de alguns princípios do movimento que se manifestam em todas as linguagens da dança com especificidades diferentes. É a partir dos atravessamentos dessas linguagens como a dança brasileira, a dança moderna que as habilidades são trabalhadas proporcionando novas experiências, reflexões e descobertas sobre o corpo.

Paula Salles é bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em estudos em dança contemporânea pela UFBA e Faculdade Angel Viana, professora de dança e de expressão corporal nos cursos de licenciatura em dança e teatro da Faculdade Paulista de Artes tem se dedicado a estudar o corpo e seus mecanismos de comunicação nos procedimentos técnicos–criativos na dança, no teatro e também na religião.

“Corpo Motriz: o movimento no/do corpo”, com Kleber Lourenço

Aulas de dança contemporânea com ênfase no treinamento físico e no despertar da consciência corporal, como também na investigação do movimento dançado e o improviso, a partir de vivências com as motrizes de danças tradicionais brasileiras.

Kleber Lourenço é artista da Dança e do Teatro, educador e pesquisador em Artes da cena.  Doutorando em Artes pela UERJ e Mestre em Artes pela UNESP.  Dirige o Visível Núcleo de Criação, é integrante do grupo de pesquisas MOTIM/PPGArtes UERJ e foi encenador da Capulanas Cia de Arte Negra/SP. Seus trabalhos concentram-se nas linguagens da dança e do teatro em cruzamento com as culturas populares, atuando nas áreas da coreografia, encenação e formação pedagógica.

Sobre a Nave Gris Cia Cênica:

Nave Gris Cia Cênica, dirigida por Kanzelumuka e Murilo De Paula, nasceu em 2012 na cidade de São Paulo do encontro entre artistas de linguagens distintas. Dedica-se, desde então, à pesquisa e ao desenvolvimento da cena como campo de pluralidade, espaço expandido e limiar entre dança, teatro e performance. Em sua prática criativa é fundamental o trabalho em parceria com artistas convidados, criando territórios de fricções onde cada um dos criadores se encontra no fazer a partir de suas diferenças e afinidades estéticas e técnicas, construindo trabalhos em que divergências e convergências tornam-se presentes como procedimentos de criação e matéria poética. As culturas afro-brasileiras e ameríndias estão presentes no trabalho da companhia como motores na pesquisa e produção de estéticas contemporâneas que afirmam a multiplicidade de vozes, corpos e pensamentos que nos constituem como latino-americanos. Além de sua própria produção artística, a Nave Gris desenvolve um constante trabalho de constituição de redes, produzindo ações que reúnem artistas cujos trabalhos dialoguem com este contexto cultural.

Serviço

Encontros (per)Formativos
Com Paula Salles e Kleber Lourenço
Chamamento de 12 a 27 de janeiro 2021
Inscrições: http://navegris.com.br/
Vagas: 06
Divulgação dos selecionados: 01/02/2021
Realização dos Encontros (per)Formativos: às terças (das 14h às 16h) e às quintas (das 09h às 11h), de 09/02/2021 a 29/04/2021
Local de realização: em fevereiro os encontros serão virtuais, via plataforma online. Caso o contexto pandêmico mude, em março e abril os encontros serão presenciais no Espaço Cultural A Próxima Companhia – Rua Barão de Campinas, 529 – Campos Elíseos – São Paulo/SP

*OBSERVAÇÃO: A NAVE GRIS está atenta a todas as resoluções e prezamos pela saúde e seguranças de todas(os)(es)! Os encontros poderão acontecer em formato online ou presencial, respeitando as determinações de isolamento social e normativas de segurança.  Qualquer alteração será comunicada por e-mail aos participantes selecionados. 

Acompanhe a  circulação e Ações (per)Formativas através das redes: http://navegris.com.br/ |  www.facebook.com/navegris/ | /www.instagram.com/navegris/

Deixe um comentário