Corpo que constrói tempo, carne do movimento, lapidado pelo tempo. Indissociáveis na existência, individuais nas composições possíveis. Inúmeras, milhares. As artistas Sandra Meyer e Diana Gilardenghi, duas mulheres que dedicam suas vidas ao fazer dança, estabelecem uma conversa sobre suas trajetórias, mais de 40 anos trilhados, no espetáculo “Narrativas em dois corpos”. A apresentação do trabalho será durante a programação do 31º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau – FITUB, no dia 15 de julho, às 21h, no Teatro Carlos Gomes.
Juntas, elas entrelaçam histórias com performances que envolvem lugares das cidades que pertenceram. Remexem em lembranças, suas próprias de hoje e outrora, como uma forma de convite para reviver, experimentar, reivindicar. Afinal, dança é política. Dividem o palco numa informalidade marcada por uma boa conversa, resgatando memórias de um passado tão presente, os passos que as levaram até aquele momento.
Assim, entre um plié e outro, a sucessão de movimentos repetidos – tão comuns no estudo do ballet clássico e extratos de coreografias -, aos poucos perde a rigidez. Os corpos criam seus jeitos, influenciados por tudo que veio/vem de dentro, processando tudo que veio/vem de fora, sob o contexto aberto que rege as vidas.
O videoarte Coral da ponta produzido por Alan Langdon também será exibido na programação do festival, no dia 16 de julho, às 20h30. O trabalho registra a performance das artistas Sandra Meyer e Diana Gilardenghi na Ponta do Coral – lugar de grande especulação imobiliária em Florianópolis – realizada no ano de estreia do projeto em 2016. E traz como proposta uma reflexão e conversa sobre composição em dança e relações de site specific. Todas as atividades são gratuitas.
O projeto “Corpo, Tempo e Movimento – Circulação Estadual” , de autoria das artistas Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Sandra Meyer e Paloma Bianchi, circula em cinco cidades catarinenses por meio do Edital Elisabete Anderle 2017. E tem como objetivo investigar a relação entre o corpo, tempo e espaços públicos, ao mesmo tempo que pensa a dança em outros parâmetros e lugares. Conta com o apoio da Atitude Centro de Dança, SESC-SC, Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, Unesc em Dança, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Crédito da foto: Divulgação
Serviço
Narrativas em dois corpos
Sandra Meyer e Diana Gilardenghi
Dia 15 de julho de 2018
Domingo, às 21h
Local: Teatro Carlos Gomes
Rua XV de Novembro, 1181 – Centro – Blumenau/SC
Ingresso: Grátis
Classificação: 12 anos
Vídeo-arte Coral da ponta + Conversa sobre composição em dança e relações de site specific
Dia 16 de julho de 2018
Domingo, às 20h30
Classificação: 12 anos