Mostra Cênica Resistências está com inscrições abertas
Crédito da foto: Rodrigo Bedin
Cena de A Invenção do Nordeste
Estão abertas as inscrições para a Mostra Cênica Resistências. Coletivos, grupos e artistas podem enviar material de suas propostas até o dia 14 de março. Idealizada pela Cia. Cênica, a mostra será realizada de 23 a 30 de abril, em parceria com os coletivos Agrupamento Núcleo 2, G.A.L. (Grupo de Apoio à Loucura), Pretas PalaBRas e Primavera nos Dentes, todos sediados em São José do Rio Preto (SP), de onde produzem arte e cultura de forma independente.
A Mostra Cênica Resistências está em sua quarta edição e acontece pela primeira vez no formato online. O evento é uma mostra não competitiva, com acesso gratuito, que envolve variadas linguagens, temáticas e vertentes da arte. Esta edição inaugura um formato inédito de programação, integrando ações dos cinco coletivos rio-pretenses. Serão contempladas apresentações de artes cênicas, números artísticos, sarau, criações audiovisuais, além de feira de economia criativa e solidária e atividades formativas.
A programação será dividida em Conexão Cênica (mostra teatral voltada ao público adulto, com produção e curadoria da Cia. Cênica); Cabaré da MADRE (cabaré com múltiplas linguagens, sob a temática LGBTQIA+, com produção e curadoria do G.A.L.); INSTAntes WinMostra (mostra de videoartes, com produção e curadoria do Núcleo 2); Sarau Pretas PalaBRas (saraus de poesia, performance, contação de histórias e música, produzidos e sob curadoria do Pretas PalaBRas) e Feira das Rosas (bazar e atividades formativas relacionadas à economia criativa e solidária, com produção e curadoria do Primavera nos Dentes).
As inscrições são gratuitas e estão abertas para os módulos Conexão Cênica e Cabaré da MADRE. Em Conexão Cênica, são aceitas inscrições de todo o Brasil. Serão selecionadas no mínimo sete produções teatrais voltadas ao público adulto com, no mínimo, 50 minutos de duração, concebidas para o ambiente virtual ou não. As apresentações poderão ser por meio de transmissão ao vivo, em vídeo previamente gravado, ou com caráter híbrido. A curadoria desse módulo irá considerar a relevância artística e a qualidade técnica do material enviado.
Coletivos, grupos e artistas podem enviar propostas de produções teatrais e números artísticos como dança e performance até dia 14 de março.
Para o Cabaré da MADRE, as inscrições são exclusivamente para São José do Rio Preto. Serão selecionadas no mínimo seis propostas de números artísticos em linguagens diversas como dança, teatro e performance a partir da temática “Diversidade e Resistência”, que prioritariamente representem a comunidade LGBTQIA+ e/ou afro-brasileira. Cada número artístico deverá durar, em média, 20 minutos. A curadoria do Cabaré da MADRE terá como critérios a relevância artística e a pertinência em relação à temática.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de ficha de inscrição disponível no site ciacenica.com.br/sit/mostraresistenciasvirtual2021, onde também é possível acessar o edital com todas as informações. No ato da inscrição, deve-se enviar proposta de cachê para uma apresentação.
Cada proponente poderá inscrever até duas propostas em cada um dos dois módulos. A comissão organizadora entrará em contato com os selecionados até o dia 23 de março. O evento será transmitido pelos canais da Cia. Cênica e dos coletivos parceiros.
A Mostra Cênica Resistências é realizada pelo Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020 – “Produção e Realização de Festival de Cultura de Economia Criativa com Apresentação Online”, do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Serviço
Mostra Cênica Resistências
Inscrições: 1 a 14 de março de 2021
Público-alvo: coletivos, grupos e artistas de todo o Brasil (módulo Conexão Cênica) e coletivos, grupos e artistas de São José do Rio Preto (módulo Cabaré da MADRE).
Formulário de inscrição e regulamento: ciacenica.com.br/sit/mostraresistenciasvirtual2021
Realização: Cia. Cênica, em parceria com os coletivos Agrupamento Núcleo 2, G.A.L. (Grupo de Apoio à Loucura), Pretas PalaBRas e Primavera nos Dentes