DestaqueNotícias

Microdanças – Experiência de vídeodança em stop motion será lançado no YouTube

MICRODANÇAS é um projeto de investigação e criação de videodanças a partir da técnica de animação – stop motion – que consiste na utilização de sequências fotográficas diferentes de um mesmo objeto para construção de cenas/movimentações. A realização é do Ministério da Cultura e Prefeitura de Votorantim, através do Fundo Municipal de Cultura.

O projeto tem classificação indicativa livre, e conta com recursos de acessibilidade: tradução em Libras, audiodescrição e legendas em Português.

O projeto teve sua estreia e exibição em escolas do município de Votorantim com realização de 02 (duas) oficinas de videodança em stop motion. Para o público em geral, a estreia acontece no Youtube no canal da pessoa artista Douglas Emilio (@douglasemilioo). Ficará com exibição online por 01 (um) mês. Os lançamentos acontecem nas seguintes datas:

  • Ato 1 – 19 de março de 2025
  • Ato 2 – 20 de março de 2025
  • Ato 3 – 21 de março de 2025

De caráter educativo, o objetivo é apresentar reflexões plurais em dança através de corpos (inanimados), pela via tecnológica e suas possibilidades de interações. É uma microssérie dividida em 03 (três) atos/vídeos com miniaturas (brinquedos): Ato I propõe o estudo de danças indígenas; Ato II investiga as coreografias que chegaram em nosso continente por intermédio da colonização; Ato III apresenta algumas danças e manifestações da comunidade LGBTQIAPN+/Queers. Em conjunto, a ideia é florestar o imaginário com pluralidades coreográficas, reconhecendo suas diferenças e complementaridades, desse modo as composições nos três vídeos apresentam configurações coreográficas importantes para a história da dança, mas que continuam fora dos referenciais propostos para os currículos escolares.

Breve histórico

O projeto “MICRODANÇAS” propõe coreografias para animação em stop motion, assumidamente, um contínuo dos estudos que coloca em relação às pesquisas anteriores de audiovisual e os estudos cênicos em dança com miniaturas (brinquedos). A pesquisa investiga o que Douglas Emilio elabora como “Gambiarra Pop”, ou seja, uma elástica capacidade de inventividade sem que as condições de classe sejam apagadas pelas exigências do mercado capitalista da arte.

Os estudos, ainda embrionários, se iniciaram em 2012 com o projeto “Particípio #”, realizando até o momento #7 (sete) vídeodanças (todos em seu canal do Youtube). Em 2019 e 2020 surge a oportunidade de criação de 2 (dois) médias-metragens audiovisuais “Nada a Fazer” e “Lobas”.

Paralelamente, na dança, foi criado em 2017 o trabalho “The Hot: 10%” que investiga modos de criação coreográfica pela manipulação de brinquedos inanimados – miniaturas. Em 2020, em parceria com Sesc Sorocaba, as miniaturas são investigadas no formato de stop motion “Dança: 1 minuto de reflexão” (encontrado no canal do youtube do próprio SESC Sorocaba). Então, em 2021, a pesquisa com as miniaturas (brinquedos) se torna uma instalação no espetáculo “Entre: performance/instalação em realidade virtual”.

Esse é o percurso de experimentações que possibilitaram a criação do projeto “MICRODANÇAS” cujo principal objetivo é de apresentar as múltiplas possibilidades de como as danças podem se configurar, assim como plurais possibilidades de como os corpos podem performar. É um convite para pensar nas danças dos nossos territórios e, principalmente, um recado que a pessoa artista não se curva ao autoritarismo e a tirania da extrema direita que discrimina, desrespeita e culpabiliza as comunidades negras, indígenas e LGBTQIAPN+. A ideia é, de forma lúdica, apresentar algumas dessas estéticas e discussões tão importantes para essas comunidades e para história da Dança no país.

Sobre Douglas Emilio

Artista da dança, teatro, performance, audiovisual, pesquisa e docência. Doutorande e Mestre em Dança (UFBA); Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA); Licenciatura em Teatro (UNISO) e Pedagogia (FAEP). Docente dos cursos de Licenciatura em Teatro (Ead/UFBA) e Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (Teatro Musical, Artes Cênicas e Formação Musical).

Ficha técnica

Direção: Douglas Emilio
Direção de Fotografia e Edição: Bruno Lottelli e Matheus Schemer
Cenografia e adereços: Rob Jones
Criação Coreográfica e trilha sonora: Douglas Emilio
Assistência da Manipulação de Objetos: Odara Soares
Produção: Ariane Sampaio
Acessibilidade em Libras: João Mendes
Audiodescrição: Cas Moraes

Serviço

Microdanças – Experiência de vídeodança em stop motion
Direção Douglas Emilio
Lançamento: Ato I – 19/03, Ato II – 20/03, Ato III – 21/03
Plataforma: Youtube – https://www.youtube.com/@douglasemilioo
Ingresso: Grátis

Deixe um comentário