O Teatro Zalino Rambotto leva, no próximo dia 14 de outubro (domingo), às 19h30, a bailarina e atriz Mariana Muniz, com seu mais recente trabalho, “Fados e Outros Afins”. Itatiba é a segunda cidade da intensa circulação do espetáculo pelo interior do estado, Capital e Grande São Paulo. A entrada é sempre gratuita.
Para a criação e composição do solo, Mariana Muniz faz uma imersão em sua origem luso-nordestina e constrói uma viagem poética de Lisboa a Recife, por meio de fados e músicas brasileiras.
Concebida a partir de seu corpo, a dramaturgia, assinada por Murilo de Paula e Carlos Avelino de Arruda Camargo, tece relações entre as ações físicas e vocais da intérprete-criadora (como o texto que se torna corpo e a palavra música), a cenografia, a iluminação e o figurino.
Com direção artística de Maria Thais, a peça dá continuidade ao processo de investigação de Muniz sobre as relações entre pensamento e corpo|gesto. Ao explorar as linguagens do teatro e da dança, amplia os limites das conexões entre questões cênicas, coreográficas , dramatúrgicas, visuais e performáticas.
O espetáculo, que estreou em São Paulo, seguiu para Belo Horizonte e foi indicado para os prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Bravo e Governador do Estado de São Paulo, cumpre a circulação apoiado pelo Edital ProAC 2018, da Secretaria de Estado da Cultura.
No mesmo dia da apresentação, das 10h às 13h, Mariana realiza a oficina “Estudo de Movimentos em Fados e Outros Afins”, que propõe, a partir do processo de organização de conhecimento em Eutonia e técnicas de dança, teatro e improvisação, ampliar as possibilidades perceptivas e expressivas do corpo, aguçar a capacidade de análise e reflexão e estimular a criatividade e o desenvolvimento de um olhar crítico nos processos de criação, que deram origem ao trabalho cênico ‘Fados e outros Afins’. Aberta a todos os interessados, as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail: movicena@gmail.com ou no próprio Teatro, um pouco antes do início.
Sobre Mariana Muniz
Pernambucana, Mariana Muniz formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1974, encontrou-se com Klauss e Angel Vianna e, desde então, dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea. Estudou em Nova York, nas escolas de Martha Graham, Mercê Cunningham e Jennifer Muller; e na França, na Sorbonne, com Annick Maucouvert, e fez estágio na Cia. de Maguy Marin. Atualmente, Mariana Muniz participa de peças teatrais com o Grupo Tapa e cria seus próprios espetáculos solos e/ou junto com a companhia que dirige, misturando, de maneira muito própria, o teatro com a dança, em parceria com o arquiteto Cláudio Gimenez.
Ficha Técnica
Direção geral e Bailarina: Mariana Muniz
Direção Artística: Maria Thaís
Assistente de Direção e Cenografia: Cláudio Gimenez
Dramaturgia: Murilo de Paula e Carlos Avelino de Arruda Camargo
Trilha sonora: Divanir Gattamorta
Figurino: Chris Aizner
Desenho de luz: Aline Santini
Cenografia: Julio Dojcsar e Rogério Santos
Operação som: Luciano Renan
Operação de Luz: Rafael Petri
Produção: MoviCena Produções Artísticas
Crédito da foto: Cláudio Gimenez
Serviço
Fados e Outros Afins
Com Mariana Muniz
Dia 14 de outubro de 2018
Domingo, às 19h30
*Das 10h às 13h – Oficina “Estudo em Movimentos em Fados e Outros Afins”
Inscrições abertas a todos os interessados: movicena@gmail.com
Local: Teatro Zalino Rambotto
Rua Romeu Augusto Rella, 1100 – Bairro do Engenho, Itatiba – SP
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 4524-9600
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos