Obras literárias comemorativas, no geral, contam a trajetória biográfica de um artista. Sua origem, suas andanças, histórias. Não é o caso de “Pontes Móveis”, livro da Cia. Fragmento de Dança com lançamento previsto no dia 2 de abril de 2013, às 21 horas, na Galeria Olido, em São Paulo. Na mesma data e local, às 20 horas, haverá a apresentação do último trabalho da companhia: “Sem Título”, com Angela Nolf, Lavinia Bizzotto e Roberto Alencar em cena.
“Pontes Móveis” faz parte do projeto Cia Fragmento – 10 anos. Mas o livro, em seu conteúdo, não tem a característica revisionista de obras comemorativas. Vanessa Macedo, diretora da companhia, convidou 10 pessoas entre artistas, acadêmicos, intelectuais e psicanalistas para fazer um panorama da dança. E cada um, por seu viés, trouxe à tona questões que se relacionam com o universo da arte contemporânea, cruzando com o pensamento artístico que interessa à Cia Fragmento.
Ferreira Gullar, Affonso Romano de Sant’Anna, Helena Katz, João Francisco Duarte Júnior, João Frayze-Pereira, Carlos Briganti, Cecilia Almeida Salles, Lucia Romano, Janaina Leite, Ruth Amarante, artistas e pensadores de diferentes correntes, discorrem sobre temas como artificação, dor e criação, desartificação, performatividade do feminino, universo ficcional, autobiografia nas artes, rebeldia antiestética e contemporaneidade nas artes. O livro Pontes Móveis tem organização de Angela Nolf e Vanessa Macedo e assessoria editorial de Ana Francisca Ponzio.
Os autores de “Pontes Móveis”
Ferreira Gullar, poeta, cronista e crítico de arte.
Affonso Romano de Sant’Anna, poeta que participou dos movimentos de vanguarda dos anos 1950 e 1960. É também autor de livros sobre problemas da arte contemporânea, destacando-se: Desconstruir Duchamp e O enigma vazio.
Helena Katz trabalha como professora na PUC-SP e na UFBA. É crítica de dança no jornal O Estado de S. Paulo e coordena o Centro de Estudos em Dança – CED.
João Francisco Duarte Júnior, Doutor em Educação e Livre-Docente em Artes, professor da Unicamp e autor de, entre outras obras, Fundamentos estéticos da educação (Papirus Editora); O que é beleza (Editora Brasiliense); O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível (Criar Edições) e A montanha e o videogame: escritos sobre educação (Papirus Editora).
João A. Frayze-Pereira, psicanalista, membro efetivo-docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Professor do Instituto de Psicologia da USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP. Autor, entre outros livros, de Arte, Dor. Inquietudes entre Estética e Psicanálise (Ed. Ateliê, 2010, 2ª edição).
Carlos R. Briganti, médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor.
Cecilia Almeida Salles, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC – SP. Autora dos livros Gesto inacabado (1998), Crítica genética (2008),Redes da criação (2006) e Arquivos de criação (2010). Dirige a editora e o espaço cultural Intermeios: casa de artes e livros em São Paulo – Brasil.
Lucia Romano, atriz e pesquisadora. Bacharel em Teoria do Teatro pela ECA – USP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP e Doutora em Artes Cênicas pela ECA – USP, é professora do Instituto de Artes na Unesp – SP. Fundadora dos grupos Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje na Cia. Livre de Teatro e na Cia. Mundana.
Janaina Leite, atriz, diretora e uma das fundadoras do Grupo XIX de Teatro. É coautora das premiadas peças Hysteria, Hygiene e Arrufos e nelas atua. Concebeu o espetáculoFesta de Separação: um documentário cênico, dando início à sua pesquisa sobre o documentário e o autobiográfico no teatro (base de sua pesquisa de mestrado na Escola de Comunicações e Artes da USP).
Ruth Amarante, bailarina. Desde 1991, integra o elenco da companhia de dança alemã Tanztheater Wuppertal, da coreógrafa Pina Bausch (1940-2009). No Brasil, dançou criações de coreógrafos de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre 1981 e 1988. Estudou medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 1982 a 1988. Estudou dança na Folkwang Tanzschule em Essen, Alemanha, de 1988 a 1991.
SERVIÇO
Lançamento do Livro Pontes Móveis
Galeria Olido
Av. São João, 473 – República, São Paulo, 01035-000
02 de abril, terça-feira, às 20h
Ingresso: gratuito – Retirar uma hora antes
Informações: (11) 3331-8399
Fonte: Canal Aberto