A Jorge Garcia Companhia de Dança oferece dois workshops gratuitos na Casa das Caldeiras, em São Paulo, nos dias 11 a 22 de setembro. O primeiro deles, “O Som no Cinema”, será realizado de 11 a 15 de setembro com Diego da Costa, diretor, roteirista, montador e microfonista de cinema.
Esse workshop é uma introdução ao universo da captação e construção sonora e das possíveis intersecções entre o cinema, o teatro e a dança. O objetivo será desenvolver com os participantes um espaço poético de criação, por meio da concepção do desenho de som, compreensão do espaço e do uso da estrutura corporal para a captação sonora.
Serão trabalhados o Corpo – posições e posturas do microfonista, os ouvidos do técnico de som, o espaço, a percepção sinal/ ruído, narratividade sonora, foco e presença sonora e o som como evento.
Diego da Costa é diretor, roteirista, montador e microfonista de cinema e dirigiu os filmes ‘Os Caubóis do Apocalipse’, ‘A Plebe é Rude’, ‘Argentino’ e ‘Ato I – Um Artista da Fome’. Trabalhou na captação e mixagem de som direto em dezenas de filmes e séries brasileiras nos últimos dez anos.
O segundo workshop é “Fotografia e Luz no Cinema”, com Azul Serra, e acontece de 18 a 22 de setembro também na Casa das Caldeiras, gratuitamente.
Sobre a Cinemato Grafia, a arte de se comunicar por imagens, o diretor Azul Serra vai explanar sobre as infinitas maneiras de escrever poesias com imagens, criar histórias e encantar. Usando somente um enquadramento (câmera) e luz, o curso vai mostrar a possibilidade de criar imagens fortes e evocar sentimentos, emoções e sensações.
Nestes encontros serão apontadas, na prática, noções de composição, fotografia, movimentos de câmera, linguagem cinematográfica, iluminação e também elementos da parte técnica. Alinhado ao estudo já desenvolvido pela Jorge Garcia Companhia de Dança, Azul Serra vai explorar as gramáticas visuais e suas possibilidades de reinvenção.
Azul Serra é diretor de fotografia baseado em São Paulo, graduou-se em Cinema pela FAAP, com mestrado em Fotografia Documental na London College Comunication, e se formou no Global Cinematography Institite em LA. Atua nas diversas modalidades cinematográficas: longas, curtas, documentários, filmes publicitários e clipes.
Nos últimos três anos, filmou longas metragens com os diretores Andrucha Waddington, Carol Jabour, Breno Silveira, Marcos Prado, Caio Soh, Henrique Goldman, Allan Fitterman e outros. Agora está finalizando a série da Netflix “O Mecanismo” de José Padilha e prepara o próximo filme de Heitor Dhalia.
Serra viveu em Londres de 2006 a 2013, lá rodou muitos curtas metragens, clipes, comerciais e dois longas metragens. Atuou como cinegrafista freelancer com correspondentes internacionais para as três maiores emissoras de TV brasileiras – Globo, SBT e Record – viajando para mais de 26 países, com destaque para coberturas em zonas de conflito como Egito, Tunísia, Palestina e Líbia, durante a Primavera Árabe.
Crédito da foto: Azul Serra (lado esquerdo), Diego da Costa (lado direito) | Divulgação
Serviço
Workshop “O Som no Cinema”, com Diego da Costa
De 11 a 15 de setembro
Segunda a sexta-feira | 10 às 14h
Público-alvo: artistas consolidados, estudantes de arte, interessados nas intersecções entre a dança e o cinema
Vagas: 10
Atividade Gratuita
Workshop “Fotografia e Luz no Cinema”, com Azul Serra
De 18 a 22 de setembro
Segunda, quarta e sexta das 10h às 14h
Terça e quinta das 18h às 22h
Local: Casa das Caldeiras
Avenida Francisco Matarazzo, 2.000 – Água Branca – São Paulo/SP
Informações: (11) 97040-1750