Crédito da foto: Arnaldo Torres
Intuição Companhia de Dança segue com as apresentações do espetáculo O Antropólogo Viajante até o dia 29 de agosto. O espetáculo é apresentado em formato de filme, via Youtube, e teve sua estreia no dia 19 de agosto. Após cada apresentação haverá uma roda de conversa via zoom.
As obras da Intuição Companhia de Dança abordam temas atemporais, inerentes a vida, instigando a profunda reflexão sobre os caminhos do psicológico humano. O Antropólogo Viajante parte da constatação de que não fomos a única espécie de hominídeos a habitar o planeta. É provável que nossa espécie coexistiu, em um mesmo período histórico, com mais 4 espécies de Homo. Esse espetáculo conta a narrativa de Charlie, um ambientalista contemporâneo que viaja ao encontro de Lee, Homo erectus, há 150 mil anos, Eloá, Homo neanderthalensis, há 40 mil anos, e Kai, Homo sapiens, há 260 anos (antes da revolução industrial), levando, em sua mala de viagem, uma máscara e um relógio. Nessa jornada fantasiosa, onde as fronteiras do tempo e da comunicação são magicamente superadas, acontecem diálogos instigantes entre eles os que Charlie pergunta aos seus parentes evolutivos:
– O que foi desaprendido na história que fez com que a espécie humana chegasse ao ponto de ter que usar uma máscara para respirar e um relógio para enquadrar o tempo?
– O que tornou o Homo sapiens mais adaptável ao meio ambiente, mas, paradoxalmente, levou a raça humana a um mundo artificial, desconectado da natureza e beirando sua própria extinção?
O Antropólogo Viajante é apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e conta com direção e coreografia de Vinícius Anselmo e locução de Rodolfo Dias.
Sobre a Intuição Companhia de Ballet
A dança é construída de ‘dentro para fora’, os bailarinos são estimulados a vasculhar os caminhos do labirinto interno, escutando seu próprio corpo, encontrando o prazer no ato de se movimentar e o senso de humor no movimento. A beleza estética é consequência desses acessos de verdades individuais. O propósito da companhia é resgatar a beleza e virtuose de saltos, giros e linhas do ballet clássico em um corpo do século XXI, com uma nova roupagem de vivência e bagagem da dança contemporânea, nesse contexto a pesquisa corporal inclui sincronismo aplicado em movimentos com desarticulação, quebra de linha de rigidez, técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica, as sapatilhas de ponta se tornam instrumento da dança contemporânea. A companhia busca o aprimoramento dos instintos e sentidos dando liberdade à identidade dos bailarinos. As obras abordam temas atemporais inerentes a vida instigando a profunda reflexão sobre os caminhos do psicológico humano. Resgatar as faculdades instintivas da mente, trazer de volta as capacidades intuitivas que se norteiam pelo estimulo e apuramento das sensações. A linha reta, clara e racional é deixada em segundo plano, o intuito é estimular a criatividade e o imaginário, a proposta de movimento do coreógrafo não é criar a linha exata de passagens do corpo, mas sim um ‘roteiro de movimento’ no qual cada indivíduo tenha espaço para trazer sua identidade e sensações do momento presente da dança.
Ficha técnica
Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo
Diálogos escritos pelo Antropólogo/Filósofo: Rodrigo Vilalba
Locução: Rodolfo Dias (Dipa)
Bailarinos: Alessandro Mesquita, Felipe Guedes, Jeison Lopes, Heloisa Magalhães, Márcio Vittorino, Mariana Massonetto, Tayanne Zandonato, Thalita Falk e Vinícius Anselmo
Figurino: Felipe Guedes
Iluminador e Cenotécnico: Val Santana e Radson Almeida
Fotógrafo: Arnaldo Torres
Assistente de Direção: Ana Beatriz Farias
Diretora de Marketing: Nathália Urizzi
Produtora: Palipalan
Filmagem e Edição: Galeria Produções
Este projeto foi contemplado pela Proac Lab Expresso – Programa de Ação Cultural São Paulo. Programação Artística Proac Expresso Lei Aldir Blanc 48 /2020 ID 5783 –
Serviço
O Antropólogo Viajante
Intuição Companhia de Dança
Temporada até 29 de agosto de 2021
Sábado, às 20h, doming, às 19h
Local: Virtualmente – Youtube https://www.youtube.com/channel/UCYC0kN7ftbGArUhFdfCGjhg/featured
Ingresso: Gratuito