Ícone do site Agenda de Dança

Intersecção entre performance coreográfica e artes visuais acontece na Galeria Mezanino

Ciclo de Vida

A primeira edição da #Movimenta3 em 2017 na Galeria Mezanino, em São Paulo, propõe o encontro entre dois trabalhos: um expositivo e o outro coreográfico que, juntos, compõem um sentido expandido multidisciplinar, como é do interesse do programa da mostra. As apresentações acontecem nos dias 17 de fevereiro de 2017, às 20h, e 18 de fevereiro de 2017, às 17h e os ingressos custam R$ 20,00.

Em cartaz atualmente na galeria, a exposição ‘OJardim’, de Daniel Malva, é sobre a história da humanidade, à sua maneira. Uma tentativa do artista de, através de uma técnica fotográfica única, sugerir a premissa de que somos organismos em um imenso jardim onde é cultivada nossa personalidade.

A performance ‘Ciclo de Vida’ do bailarino Marcos Abranches, em parceria com Danielle Rodrigues pertence ao projeto ‘Coreoatetose’ que consiste na investigação em dança contemporânea a partir da especificidade motora de Marcos, em decorrência da paralisa cerebral quando nasceu. Coreoatetose é o nome do sintoma, dos movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. Na apresentação, os artistas, confinados no mesmo ambiente, atravessam juntos na duração de trinta minutos um ciclo completo de vida, do nascimento à morte, entre tropeços e balanços.

Mudanças

A #Movimenta3 em 2017 contará com diversas edições, estendendo-se por todo ano, em finais de semana especiais e multidisciplinares, diferentemente da sua concepção original, que acontecia sempre durante uma semana no mês de julho. A performance coreográfica no ambiente instaurado pela exposição das fotografias é o primeiro desafio para a terceira edição da mostra de performances e acontecerá em duas sessões para publico restrito.

Sobre Marcos Abranches

É coreógrafo e dançarino portador de coreoatetose e utiliza da própria deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea. Integrou a Cia. FAR 15 dirigido por Sandro Borelli e Sônia Soares, participou de importantes festivais internacionais. Danielle Rodrigues é formada em dança e integrou importantes cias de dança ao longo no Rio de Janeiro e São Paulo em mais de vinte anos de trabalho.

Sobre a Movimenta

O festival de performances nasceu em 2015, com a linha curatorial que foca nas intersecções entre as pesquisas contemporâneas – com uma série de acontecimentos relacionados à performance, viabilizando acessos às linguagens e expandindo a percepção sobre o performativo e seus derivados. A iniciativa e direção criativa são da artista Luanna Jimenes em parceria com a Galeria Mezanino. A performance como território de experimentação vem, cada vez mais, ganhando lugar no cenário artístico e pode ser entendida como um programa que oxigena e dinamiza as maneiras de agir e pensar.

SERVIÇO

Ciclo de Vida – Performance coreográfica
Marcos Abranches [com Danielle Rodrigues] > #Movimenta3
Dias 17 e 18 de fevereiro de 2017
Sexta, às 20h, Sábado, às 17h
Local: Galeria Mezanino
Rua Cunha Gago, 208 – Pinheiros – São Paulo/SP – Cep: 05421-000
Ingressos: R$ 20,00
Informações: (11) 3436.6306
classificação: 15 anos

Sair da versão mobile