Crédito da foto: Caio Cezar
A experimentação intensa do corpo. Ora a busca por desvios, rotas próprias de equilíbrio, quedas, suspensão, soltura, emoção. Ora a condução via comando externo, instruções, direções, palavra, frase, labirinto. A Oficina de Dança Sobrecorpos é um laboratório de criação em dança contemporânea que investiga os efeitos do “livre arbítrio” corporal, da alteração provocada pelo contato com um outro – considerando que tudo que está ao nosso redor, dentro de nossas casas, como um outro corpo –, da mediação vocalizada para o movimento.
As aulas serão dirigidas pela bailarina Daniela Alves nos dias 11, 12 e 13 de junho, das 16h às 18h, por meio da plataforma do Google Meet. Podem se inscrever profissionais da dança, estudantes, artistas e pessoas interessadas na arte do movimento. As inscrições são gratuitas e limitadas até 05 de junho, mediante o link: https://forms.gle/
A atividade faz parte do projeto “ensaio para algo que não sabemos – por uma poética da existência”.
Bolsas
Ainda como contrapartida, haverá a concessão de cinco bolsas (uma total e quatro parciais) para frequentar cursos regulares de Dança com a professora Daniela Alves – uma das artistas envolvidas no projeto -, na plataforma Google Meet, durante seis meses, sob a prevalência do critério socioeconômico.
Continuidade
Idealizado pelas artistas Daniela Alves e Karina Collaço, “ensaio para algo que não sabemos – por uma poética da existência” é uma ação de continuidade do projeto, que tem como propósito incentivar a pesquisa, a formação, a difusão e a produção em Dança no estado de Santa Catarina. O projeto dialoga com a potencialidade de ações que visam o compartilhamento de processos artísticos por uma perspectiva da coletividade, compreendendo o corpo como o principal veículo de produção de conhecimento, sentido e significado.
A programação é composta por uma série de atividades formativas – espetáculo, oficinas, residências, performance, mostra de processo, videoarte e bate-papo – que foram planejadas para serem realizadas mensalmente e idealizadas para contemplarem diferentes faixas etárias. A programação será on-line, deste modo, as vagas referentes às oficinas e residências serão ofertadas para todo País, no entanto, 80% das vagas serão oferecidas para o estado de Santa Catarina.
“Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019”
Serviço
Oficina de Dança Sobrecorpos
De 11 a 13 de junho de 2021
Sexta a domingo, das 16h às 18h
Local: Virtualmente – Via plataforma Google Meet.
Inscrições: https://forms.gle/ficMDpJkAdXHEhsT9
Investimento: Gratuitas.
Número de Vagas: 25 vagas