Dotados de razão, formuladores de ideias e ideais, capazes de feitos grandiosos e também de atrocidades. Afinal, o que pode ser o humano? Com essa pergunta em mente – e no corpo – o Grupo SATS reestreia o espetáculo de dança UMAN, no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, dentro de uma Ocupação que celebra os três anos da companhia.
Definido pelos intérpretes-criadores como um dispositivo que dispara no público múltiplas possibilidades de resposta, UMAN traz ao centro do acontecimento conexões e discursos que abordam a ideia sobre o ser.
“UMAN é o primeiro trabalho do Grupo SATS e continua sendo o lugar em que pesquisamos formatos, poéticas, dramaturgias e o corpo. Com o tempo, entendemos que tudo se atualiza, modifica, e reconstrói, inclusive trabalhos de arte. E como falar de humanidade sem falar do transitório, da contradição, do que escapa, do que morre?”, aponta Deisi Margarida, intérprete e co-diretora do espetáculo.
A reestreia acontece depois de uma itinerância em 2018 quando o espetáculo foi apresentado em espaços alternativos da cidade, o que possibilitou a Deisi e Rodrigo Gondim, intérprete e co-diretor, chegarem à nova proposta: uma performance que se atualiza a cada nova aparição, instigando e sendo instigada pelo espaço, por gestos e palavras, trazendo ao público novas frequências e formas de olhar.
“UMAN é um acontecimento em trânsito, uma reflexão que tem pela via da dança seu estado de incorporação. É um discurso que necessita de constante revisão, por isso, intrínseco a seu formato, está sua própria diluição”, afirma Deisi. “É um lugar que precisa de ativação. Por isso um olhar para a plateia que é novo, muito mais poroso, com mais abertura ao inesperado”, finaliza Rodrigo.
A curta temporada de UMAN acontece entre os dias 13 e 16 de junho, de quinta a domingo. O Grupo oferecerá também a oficina gratuita de dança contemporânea LAB IMproviso CONtato IMagem no sábado, dia 15, entre 14h e 17h. Para participar, é necessário inscrição prévia pelo e-mail gruposats@gmail.com (informações no serviço).
Sobre o Grupo SATS
SATS significa “o encontro dos contrários”. É uma palavra de origem escandinava usada por Eugênio Barba (diretor do grupo Odin Teatret e criador do conceito da Antropologia Teatral) para designar o lugar do ímpeto, onde toda energia está em sua força potencial; o instante entre o agachar e o salto para realizar o pulo. Neste estado, há o encontro de duas forças opostas, o impulso e o contra-impulso, e é nessa oposição complementar que está posta a vida de uma ação. Esta imagem – de duas oposições complementares que juntas fundamentam o cerne de algo – é a imagem usada para definir o trabalho da companhia, fundada em 2016 por Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, no Rio de janeiro.
Ficha Técnica
Concepção e direção: Deisi Margarida e Rodrigo Gondim
Composição sonora: Luciano Pozino
Figurino: Nivea Faso
Luz: Fernanda Montovagni
Produção: Deisi Margarida
Design: Marcos Correa
Operação de luz e som: Debora Thomas
Fotógrafo: Igor Keller
Assessoria de Imprensa: Ana Pinto | Pequena Via Produções
Crédito da foto: Igor Keller
Serviço
UMAN
Grupo SATS
Dias 13, 14, 15 e 16 de junho de 2019
Quinta a sábado, às 20h, domingo, às 19h
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia).
Telefone: (21) 2265-9933
Duração: aproximadamente 40 minutos
Classificação etária: 16 anos
LAB IMproviso CONtato IMagem
Dia 15 de junho de 2019
Sábado, das 14 às 17h
Investimento: Entrada Gratuito
Inscrições: Enviar nome e telefone para gruposats@gmail.com
Público-alvo: artistas e estudantes de Artes Cênicas e das artes do movimento em geral, a partir de 16 anos.