Crédito da foto: Elisa Mendes
O grupo EPIFANIA apresenta de 26 a 29 de março o espetáculo de dança PORTA-RETRATOS. O projeto aborda o tema do isolamento social. Dentro de uma mesma casa, seis bailarinos da companhia farão performances trazendo reflexões e colocando uma lente de aumento em situações ocorridas no período da quarentena. O resultado será disponibilizado ao público na plataforma Sympla de maneira gratuita para todo o Brasil. O espetáculo PORTA-RETRATOS contará, também, com um intérprete de libras em cada apresentação. A idealização do espetáculo é de Dani Cavanellas e a produção é da Palavra Z. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O espetáculo foi pensado artisticamente durante a pandemia. A ideia é apresentar estados e sentimentos que apareceram durante esse período de isolamento. O espectador é levado a se identificar com cada bailarino e com comportamentos e atitudes que assumiu durante o isolamento pandêmico. Através dessa identificação, o público poderá interferir, refletindo e interagindo no final do espetáculo, dizendo com quem mais se identificou.
Para isso, PORTA-RETRATOS será apresentado em diversos ambientes, dentro de uma mesma casa, com vários cômodos, onde cada bailarino irá mostrar seu solo coreográfico, ou seja, seu estado emocional provocado por esse afastamento, em cada um desses espaços. A arquitetura de cada um desses cômodos será concebida de acordo com o que se pretende explicitar de cada intérprete levando a uma identificação do espectador com a proposta.
Ao final do espetáculo haverá um breve bate-papo com a direção e elenco.
“Porta-Retratos é um espetáculo democrático, de fácil acesso, com uma identificação imediata, abrangendo todos os tipos de público uma vez que aborda uma temática tão atual e pertinente ao momento em que estamos vivendo. O objetivo é fazer com que o espectador se sinta próximo dos intérpretes e até mesmo aliviados num certo sentido ao perceberem que muitas das suas atitudes nessa pandemia foram comuns a outras pessoas.” Dani Cavanellas
Ficha Técnica
Idealização, Direção artística e Direção de Movimento: Dani Cavanellas
Interpretes criadores: Cátia Cabral, Clarissa Avelar, Cristina Lago, Danielle Oliveira, Danilo Saccomori, Paulo Mazzoni
Trilha Sonora Original: Duda Suliano
Músico: Gabriel Suliano
Figurinista: Flavio Souza
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Programação Visual: Luciano Cian
Cenografia: Danilo Saccomori
Vídeo:
Direção de video, Edição, Color grading e Motion design: Luciano Cian
Direção de Fotografia: Márcio Inseense
Iluminação: Mauricio Fuziyama
Assistente de Produção: Danielle Oliveira
Assistente de Comunicação / Mídias Sociais: Isadora Lucena
Fotos de divulgação: Elisa Mendes
Intérprete de Libras: Riovox Traduções
Realização: Epifania
Agradecimentos: Alex Pedro, Ana Monteiro, Ana Bernardini, Célia Avelar, Elisabeth Reis, Giulia Vianna, Glenn Hansen, Ismael Pinheiro, Ivan Sugahara, José Celso de Oliveira, Jurema Braz, Kiko Mazzoni, Luiz Marçal, Marcos Affonso Junior, Maria Alice Saccomori, Maria Augusta Montera, Mariana Mondaini, Natalia Meira, Paula Pinto , Sergio Manso, Luciene Leandro, Paulo César Medeiros, Rodrigo Lima, Sonoe Sugahara, Suely Cardoso, Vania Aida, Vania Hansen, Vera Vogel, Zara Costa.
Serviço
PORTA-RETRATOS
Grupo Epifania
De 26 a 29 de março de 2021
Sexta e segunda, às 20h; Sábado e domingo às 17h
local: Virtualmente – plataforma Sympla – https://www.sympla.com.br/produtor/palavraz
Ingresso: Gratuito.
Classificação: livre.
Informações: Instagram | Facebook | Youtube