Ícone do site Agenda de Dança

Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vixeira apresenta “A Casa do Outro”

Crédito da foto: Heudes Regis

O projeto “O Diário de Duas Bicicletas” do Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, contemplado pela 32ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, apresenta temporada de apresentações da Residência Artística: “A Casa do Outro” que acontece nos dias 10, 11 e 12 de março, sexta às 21h, sábado e domingo com duas sessões, 19h e 21h na “Base Arte que fica na Vila Leopoldina na Rua Carlos Weber, n°195 – 2°andar.

“A CASA DO OUTRO” residência artística criada pelos bailarinos, coreógrafos e pesquisadores “Ângelo Madureira” e “Ana Catarina Vieira” trata-se de um tipo de happing dos anos 80 que discute e problematiza o espaço para a dança, ampliando-se para o espaço das ideias. Os artistas residentes ocupam diversos espaços dentro da Base Arte, realizando suas apresentações na sala, cozinha, escadaria etc. Não se trata de uma mostra de dança ou de um sarau, o público quando entra dentro da Base Arte já esta dentro da Casa do Outro. O processo seletivo contemplou seis artistas da dança: Urubatan Miranda, Rebeca Tadiello, Renata Cavallari, Lucas Pardin, Lima Dorta, Jogê Pinheiro que durante o período de dois meses desenvolveram suas ideias e processos artísticos, na Base Arte, e tiveram a colaboração e orientação de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira que juntamente com os residentes e a diversidade de seus processos construíram uma dramaturgia que envolve os princípios conceituais da criação da A Casa do Outro.

Nos dias 10, 11 e 12 de março, o público terá a oportunidade de assistir aos resultados desta residência artística e assim, o “Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira” da continuidade para o projeto “O Diário de Duas Bicicletas” que promete mexer nas relações entre o público e artista, onde podemos considerar um projeto relevante para o papel de revitalização e redescoberta de lugares importantes para a construção do saber e da cultura. Além disso, propõe o fortalecimento e manutenção de seu grupo e seus desdobramentos e suas pesquisas que s e preocupam intensamente com  a descentralização da dança e a formação de plateias.

SOBRE A CASA DO OUTRO  

A Casa do Outro é um projeto que nasceu no ano de 2004 e reúne coreógrafos, músicos,  coletivos, grupos e companhias, artistas em geral, pesquisadores, bailarinos, críticos,  teóricos, pensadores e o público. Tem como objetivo discutir questões que envolvem o  espaço para a dança, performance, teatro, circo e música, além de seu espaço físico o  espaço para as ideias, criando uma plataforma de apresentações refletindo sobre o  processo de distribuição de produtos culturais no mercado artístico cultural e acontece  mediante as necessidades políticas, econômicas e artísticas relacionadas com as  dificuldades em relação ao espaço físico e ao espaço das ideias. A Casa do Outro promove a formação de novas plateias e incentiva a formação de novos profissionais atuantes no mercado cultural. A Casa do Outro acontece em uma residência, espaço inusitado ou alternativo. As apresentações que são realizadas na Casa do Outro passam por um processo de adaptação, onde o trabalho é distribuído pelos diversos espaços do local e se moldando a estrutura existente para discutir o espaço para as artes performativas, subvertendo o conceito de espaço. Na Casa do Outro, o espaçonão é simplesmente entendido como espaço físico, para realização de projetos, mas é olhada como um o espaço de trocas, ideias e a forma como estas ideias podem ser realizadas, com qual objetivo e para quais públicos.

Ficha Técnica

Criação, pesquisa e dramaturgia: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Residentes: Urubatan Miranda, Rebeca Tadiello, Renata Cavallari, Lucas Pardin, Lima Dorta, Jogê Pinheiro

Este projeto foi contemplado pela 32ª Edição do Programa Municipal de Fomento à  Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

A Casa do Outro
Com residentes, artistas e convidados
Dias 10, 11 e 12 de março de 2023
Sexta às 21h, sábado e domingo, às 19h e 21h
Local: Base Arte
Rua Carlos Weber, n°195 – 2°andar – Vila Leopoldina – São Paulo – SP
Ingressos: enviar um e-mail antecipado para contato@dancacontemporanea.com.br ou através do WhatsApp:  (11) 996095713

Sair da versão mobile